Ceará chega a sua brinquedopraça número 179 com entregas em Ibaretama e Morada Nova

10 de fevereiro de 2022 - 19:24 # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS Texto
Ariel Gomes - Ascom Gabinete da Primeira-Dama e Sílvio JR. - Ascom Sejuv Fotos

“As nossas crianças agora podem brincar com segurança e conforto, além de aprenderem desde cedo a importância do cuidado com a natureza e com os brinquedos que estão utilizando. Estou muito feliz por hoje poder trazer minha netinha na brinquedopraça e aproveitar junto dela mais um espaço de lazer na nossa cidade”, contou agradecida, a dona Silvania Freitas, moradora do município de Ibaretama.

Com as entregas dos equipamentos nos municípios de Ibaretama e Morada Nova, nesta quinta-feira (10), o Ceará chegou à sua 179ª brinquedopraça inaugurada pelo Governo do Ceará. Os municípios também foram agraciados com uma academia ao ar livre, com um investimento total de mais de R$ 335 mil. Agora, o Programa Mais Infância soma um total de 389 equipamentos concluídos e inaugurados no Ceará. Quem comandou a solenidade virtual, transmitida através das redes sociais, foi a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que teve a seu lado a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

“É uma alegria imensa entregar mais estas duas brinquedopraças à população cearense e poder testemunhar a alegria das nossas crianças ao verem os brinquedos e todo o espaço que foi pensado cuidadosamente para elas. Acreditamos que investir na politica pública voltada para infância é apostar nas nossas crianças, que são nosso presente e nosso futuro”, destacou Onélia Santana. Ela lembrou que o Programa Mais Infância se tornou uma política pública no Ceará, e que além das brinquedopraças, o governo já inaugurou 25 Praças Mais Infância, 86 brinquedocreches, quatro estações do Praia Acessível, além de diversas outras ações que contemplam as famílias em situação de maior vulnerabilidade no Estado.

A secretária da SPS, Socorro França, destacou que o trabalho da professora Onélia tem embasamento e muita pesquisa. “Nesta gestão, o Governador Camilo Santana junto da professora Onélia estão criando um futuro promissor para as nossas crianças, estão investindo no cidadão do amanhã, e para isto se comprometeram integralmente com as políticas voltadas para a primeira infância e hoje estão mostrando os frutos de um trabalho que vem sendo construído com muito empenho”, ressaltou a gestora, lembrando ainda aos prefeitos e gestores municipais a importância dos cuidados com os equipamentos entregues aos seus respectivos municípios.

Administradores agradecem

“Além da brinquedopraça e da academia ao ar livre, o nosso município recebeu asfaltamento, brinquedocreche, Praça Mais Infância e diversas outras ações que têm possibilitado oportunidades ao povo de Morada Nova, o que nos torna muito gratos ao Governador Camilo Santana e à primeira dama, Onélia Santana, que têm mostrado um grande compromisso com os municípios cearenses nesta gestão”, pontuou o prefeito de Morada Nova, Vanderley Nogueira.

Elíria Queiroz, prefeita de Ibaretama também expressou sua alegria ao receber oficialmente a brinquedopraça e a academia ao ar livre em sua cidade. “Estamos muito felizes. Hoje, inaugurarmos mais um equipamento para nossa população, digo isto, porque vamos contemplar não só as crianças, mas também adolescentes e idosos com a academia ao ar livre. Este espaço é para toda a família e sei que será de grande valia para o desenvolvimento dos nossos pequenos aqui de Ibaretama”, comemorou. Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Osmar Baquit , Leonardo Pinheiro e Antônio Granja.

Estrutura

Cada brinquedopraça tem 250m² e estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária. Já a academia ao ar livre possui 90m². Os equipamentos são feitos em uma parceria do Governo do Ceará com as prefeituras, ficando a cargo delas garantir a conservação e manutenção dos espaços.

Aberta à população, a academia ao ar livre possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos, estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.