Equipe do Íris participa do 1º Encontro de Planejamento Sustentável Fortaleza – Sobral

10 de fevereiro de 2022 - 17:10 # # # #

< span> Gabriela Vieira - Ascom Íris Texto
Beatriz Bley - Vice-prefeitura de Fortaleza Fotos

Compartilhar experiências e atuar em conjunto é essencial para promover inovação no setor público. Com isso em vista, nos últimos dias 8 e 9 de fevereiro, representantes do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe participaram do 1º Encontro de Planejamento Sustentável Fortaleza – Sobral. Durante a programação, construída com o objetivo de possibilitar trocas e fomentar parcerias entre as diversas instituições envolvidas, as equipes tiveram contato com uma série de iniciativas da Prefeitura de Sobral e compartilharam iniciativas do Laboratório.

Além da equipe do Íris, participaram do Encontro também representantes do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da vice-prefeitura de Fortaleza, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA) e da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza. As equipes, conduzidas pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, foram recebidas pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e pela vice-prefeita do município, Christiane Coelho, além do secretário de educação, Herbert Lima Vasconcelos, da secretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima e do secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho.

Durante a programação, a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, e o cientista-chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará, José Macêdo, apresentaram algumas das principais realizações do Laboratório nos últimos dois anos. Entre elas, o Programa Linguagem Simples, o Big Data Social e o Ceará App.

“Atuar de forma transversal e em cooperação já é uma realidade para o Íris. Temos muita alegria em ir a Sobral, conhecer um pouco do trabalho que vem sendo realizado na cidade, e construir conjuntamente ideias para melhorar cada vez mais a atuação do setor público e o impacto gerado na vida da população”, afirma Jessika Moreira.

Além das reuniões e momentos de trocas de experiências, foram realizadas diversas visitas de campo, a fim de conhecer de perto as iniciativas que estão em funcionamento em Sobral, referências nas áreas de meio ambiente e educação. Entre os locais visitados, as equipes estiveram no Parque da Cidade e no Parque Pajeú, conhecendo o Plano de Arborização de Sobral e o projeto Jardins Filtrantes.

Na perspectiva educacional, foram visitadas diversas escolas e a Casa da Avaliação Externa, responsável pela avaliação das habilidades de leitura, escrita e matemática dos alunos da rede pública. Os times tiveram contato ainda com a iniciativa FabLearn, da Fundação Lemann, que implantou um laboratório de ciências, com atuação multidisciplinar, na Escola Padre Osvaldo Chaves; além do Laboratório Google na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina e do FABLab, na Escola José da Matta e Silva.

“Compartilhar não é necessariamente ensinar, é dividir para aprendermos juntos. Deste encontro saímos com uma série de ideias desenhadas a partir da experiência vivida em Sobral, e do que já trabalhamos no Íris em outras oportunidades. Vejo um potencial enorme para desenvolvermos um caso de boas práticas com o município”, celebra José Macêdo.