Governo do Ceará entrega o 70º Centro de Educação Infantil (CEI) do Estado, na cidade de Choró

11 de fevereiro de 2022 - 18:44 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes e George Braga - Fotos

O Governo do Ceará entregou para a população do município de Choró, nesta sexta-feira (11), o 70º Centro de Educação Infantil (CEI) do Estado. O equipamento amplia o acesso e a permanência de crianças em uma instituição própria da Educação Infantil. A inauguração aconteceu em formato virtual via redes sociais do Governo do Ceará, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e da titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

“Com mais esse CEI estamos dando oportunidades para as crianças do interior do Estado. Eu, que sou mãe, sei como é importante essa fase das crianças, o quanto faz a diferença. Estamos entregando esse equipamento completo, com salas, brinquedos, parquinhos, refeitório, banheiros com acessibilidade, computadores, salas de atividades, tudo do bom e do melhor para crianças. E é determinação do governador Camilo Santana que todo município cearense ganhe pelo menos um CEI”, apontou a primeira-dama do Ceará.

Com essa entrega, o Programa Mais Infância chegou aos 410 equipamentos inaugurados no Ceará, sendo 70 CEIs, 179 brinquedopraças, 106 brinquedocreches, 25 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, duas Fábricas do Mais Nutrição, quatro estações do Praia Acessível, duas unidades do Complexo Mais Infância, e dois pontos de Espaço Mais Infância, sendo um na Praça Luiza Távora e outro dentro da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Além destes, mais 104 novos Centros de Educação Infantil estão em andamento, e outros 81 seguem previstos para cidades cearenses.

“O Mais Infância, criação e administração com todo o carinho do mundo da nossa primeira-dama, é sinônimo de colocar a criança dentro da escola. Em Choró, 100 crianças serão beneficiadas com esse CEI, com um ambiente voltado para as crianças, cheio de estimulação infantil para promover experiências cognitivas e sócio emocionais, estimulando o crescimento das crianças”, ressaltou a titular da SPS, Socorro França.

O CEI de Choró é o primeiro construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O equipamento tem área de 935,40m² e recebeu investimento de R$ 1.392.640,98. Outros 54 Centros de Educação Infantil, nas diversas regiões cearenses, estão previstos nas obras do Proares III. Os recursos são oriundos do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Gestor agradece

Ao lado do secretário executivo da SPS, Francisco Ibiapina, o prefeito do município, Marcelo Jucá, participou da transmissão ao vivo, direto do Centro de Educação Infantil, e agradeceu pelo equipamento recebido.

“Esse é um momento de felicidade para a cidade de Choró, para a população. Estamos recebendo, através do Estado, talvez uma das obras mais importantes para essa cidade nos últimos anos, pois nós temos um imenso respeito pela educação aqui em nosso município. Em nome da população do Choró, dos pais e mães dos alunos, nosso eterno agradecimento. Somos parceiros do Governo do Estado, e sou muito grato a todos seus secretários, pois aonde eu vou sou sempre muito bem recebido. O resultado é que essa administração estadual investe em nossa cidade como nunca se investiu antes, por isso que agradecemos esse CEI que estamos dando para as crianças da nossa cidade, elas merecem”, agradeceu o prefeito.

Conscientização ambiental

No CEI da cidade de Choró, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância. Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável, e para a manutenção de cidades mais verdes.

Criança feliz, mamãe tranquila

Para Esteliane Rodrigues, mãe de Maria Elloá, o momento é de pura alegria. “O CEI traz muitos benefícios aqui para Choró. Nós temos agora um espaço específico para as crianças, e se torna um suporte ideal para mim, que sou mãe e preciso deixar minha filha na escola para trabalhar, aqui temos uma estrutura e um espaço adequado para as crianças da nossa cidade. O resultado é uma criança feliz, e uma mamãe tranquila”, disse a choroense.