Manchas de óleo: Semace já recebeu cerca de 4.000 litros de material coletado por prefeituras

11 de fevereiro de 2022 - 16:46 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Com o surgimento do óleo no litoral Leste do Estado, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), alinhada ao Grupo de Articulação Interinstitucional criado na época do incidente de manchas de óleo ocorrido no ano de 2019, continua empenhada no trabalho de recebimento do material recolhido pelas prefeituras.

Na ocasião, a autarquia, que já havia fornecido tambores e EPI’s para a atividade, segue recebendo tambores com o óleo para enviar à empresa Apodi, como já divulgado anteriormente. “Até o momento, a autarquia contabiliza o total de 20 tambores de 200 litros cheios de óleo coletado, com cerca de 4.000 litros de material recolhido”, informa a gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Liliane Lira.

Ainda conforme a gestora, 330 EPI’s foram distribuídos para as prefeituras envolvidas.

Do litoral Leste, a autarquia já recebeu tambores com óleo das prefeituras de Fortaleza (Seuma) e Aracati, além da Organização Não Governamental Verde Luz.

Sobre o novo surgimento de óleo no litoral Oeste, a Semace iniciou o fornecimento dos materiais, iniciando o atendimento à Prefeitura de Caucaia, nesta quarta-feira (9). Nesta quinta-feira (10), a superintendência atendeu solicitações das prefeituras de Paracuru e São Gonçalo do Amarante, que também detectaram a presença da referida substância na praia. Nessa sexta-feira (11), a autarquia atendeu demandas das prefeituras de Paraipaba e Trairi.