Areninha no distrito de Flamengo, em Saboeiro, está concluída

16 de fevereiro de 2022 - 15:33 # # # #

Ascom SOP

Faltam apenas as ligações de fornecimento de água e energia, de competência municipal.

O distrito de Flamengo e a paixão dos seus moradores pelo futebol, retratados no documentário “Aqui é Flamengo”, agora vai ganhar um novo capítulo com Areninha pronta. Localizado a 440 km de Fortaleza, no Sertão dos Inhamuns, esse pequeno distrito da cidade de Saboeiro com cerca de 3.500 habitantes, tem essa ligação forte com o futebol, em especial com o time do Flamengo.

A repercussão do documentário, que registra a torcida pelo clube na final da Libertadores da América 2019, resultou num compromisso do Governo do Ceará, na construção de uma Areninha no mesmo local do antigo e precário campo de terra onde os moradores costumavam realizar as partidas de futebol aos fins de semana.

“A prática do futebol em nossa comunidade vem de muito tempo, pois somos uma localidade pequena, não tem muito lazer aqui. Então, o futebol acaba sendo a melhor opção de lazer para os jovens e adultos. Somos uma comunidade tradicional onde as pessoas se conhecem e sempre promovemos jogos com as cidades vizinhas. Tudo era feito com muita dificuldade, as pessoas faziam o campo de uma maneira muito precária. Nosso campo não era bom, mas era o que tínhamos para poder praticar o esporte, encontrar os amigos aos domingos e feriados como era nosso costume”, conta José Viana Mozer, morador do distrito.

Agora, aquele campo de terra batida cheio de grotas, em linhas tortas, totalmente fora de esquadro, e sem estrutura para receber a grande diversão local, deu lugar a um equipamento multifuncional em formato de campo society. O novo equipamento, com 5.696 m², tem grama sintética, alambrados, redes, vestiários com banheiros, duas áreas de banco de reserva, depósito, acessos pavimentados e torres de iluminação.

“Sem dúvida, a areninha é um sonho não apenas para nós do Flamengo, mas para toda a cidade ou localidade que goste do esporte. Você sair de um campo de terra batida com várias imperfeições, onde praticamente em todos os jogos tínhamos que fazer reparos, principalmente no período do inverno para cobrir as grotas, e muitas vezes nem assim dava pra jogar. Agora, contar com um equipamento desse nível, todo padronizado e com toda a estrutura necessária para a boa prática do esporte tanto durante o dia como à noite é um sonho! Podemos dizer que é como se fosse um estádio de futebol para uma comunidade como a nossa, onde crianças, jovens, adultos e veteranos praticam o esporte”, define Mozer.

Com investimento de R$ 1,3 milhão, o projeto e a construção da areninha foi executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A obra já está praticamente finalizada, restando apenas a ligação da energia elétrica e da água, que é tarefa da prefeitura de Saboeiro.

“O Governo do Ceará se sensibilizou com a situação do campo no distrito de Flamengo, que antes era de terra batida, e construímos uma areninha grande, com toda a estrutura necessária para atender bem a comunidade. Será um salto para todos que praticam o esporte, pois poderão utilizar um campo mais adequado para a atividade”, afirma Celso Lelis, superintendente Adjunto de Edificações da SOP.