Novos kits de brinquedocreches são entregues a 23 municípios cearenses

16 de fevereiro de 2022 - 17:18 # # # #

Carlos Eugênio - Ascom SPS - Texto
Helene Santos - Fotos

Mais 23 municípios cearenses estão recebendo, nesta semana, kits com brinquedos, livros sonoros e inclusivos, jogos pedagógicos para crianças com deficiências e estante em forma de casinha para instalação de 24 novas brinquedocreches. Os itens são entregues pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e integram o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Com os novos kits, o Governo do Ceará chega a 130 conjuntos entregues aos municípios. “As brinquedocreches são espaços fundamentais para o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e psicológicas das crianças. Estimulam a criatividade, a autoestima e a afetividade, e promovem a socialização das famílias e das crianças em idade pré-escolar, destaca a titular da SPS, Socorro França.

A secretária observa que esses espaços serão montados em CRAS, Centros de Educação Infantil e creches. “Esse projeto é uma idealização da primeira-dama Onélia Santana, que tem feito um trabalho ímpar com as políticas de desenvolvimento infantil”, destaca.

Secretários municipais ressaltam a importância dos brinquedos e dos livros infantis à formação das crianças. “Somos um município pequeno, com poucos recursos. Não fosse o apoio do governo estadual, com programas como o Mais Infância Ceará e Criança Feliz, seria muito difícil atrair famílias e crianças para o CRAS. Essa brinquedocreche será um marco para a nossa cidade”, agradece a secretária de Inclusão e Promoção Social de Irauçuba, Márcia Barreto.

“As salas já estão prontas para receber os brinquedos, livros e jogos. Com a brinquedocreche, vamos transformar o local em um centro social de atenção à primeira infância. Todos sabemos como é importante estimularmos o desenvolvimento cognitivo e motor nessa fase da infância”, acrescenta o secretário de Assistência Social e Cidadania de Pentecoste, Clayton Menezes.

Foram contemplados os municípios de Bela Cruz, Farias Brito, Caririaçu, Iguatu, Hidrolândia, Horizonte, Beberibe, Granja, Barroquinha, Jijoca de Jericoacora, Camocim, Pentecoste, Irauçuba, Acarape, Orós, Barreira, Quixadá, Banabuiú, Quixeramobim, Canindé, Monsenhor Tabosa, Crateús, Cariré e Jaguaribe.

Brinquedos e jogos

A técnica da Assessoria Especial do Programa Mais Infância, Edny Rodrigues, ressalta ainda o significado das brinquedocreches às crianças com deficiências. “Todos os brinquedos e jogos são excelentes para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor de crianças com deficiência, inclusive. Estimulam a memória, percepção, imaginação e o senso de organização das crianças”, realça.

Para cada brinquedocreche, são entregues oito brinquedos de parquinho, com casinha, escorregador, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra, piscina de bolas, toca 3 em 1 e trave-gol com bola. Também integram o kit 40 livros, sendo dez sonoros e dez inclusivos em braile, libras e ampliados; e 20 brochuras diversas. O material inclui ainda dez jogos pedagógicos, com quebra-cabeça, peças para montar, soletrando, dominó, brinquedos com pinos e para memórias.