“Tomada LBT”: Sexto episódio recebe Ana Carneiro e Helena Vieira com transmissão pelo YouTube do TJA

16 de fevereiro de 2022 - 14:26 # # # #

Ascom TJA

Com mediação de Noá Bonoba, o bate-papo virtual acontece no dia 19 de fevereiro, às 15h, abordando o tema “Redistribuição de acessos para pessoas trans e travestis”

Ação surgida em 2020, dentro da programação do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, o “Tomada LBT” realiza sua sexta edição, no dia 19 de fevereiro, às 15h, com transmissão pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Com mediação de Noá Bonoba e produção de Honório Félix, ambos curadores do projeto, Ana Carneiro e Helena Vieira serão as convidadas da vez para debater acerca do tema “Redistribuição de acessos para pessoas trans e travestis”.

Ana Carneiro é artista plástica e performer com diversos trabalhos executados em exposições individuais e coletivas. Com atuação no cinema e no audiovisual cearense. Professora e acadêmica de Letras com Mestrado em Literatura Comparada pela UERN e membro do GPort – Grupo de Pesquisa em Pós Colonialidade e Subalternidade, leciona há dez anos na Rede Pública de ensino como professora de Literatura.

Helena Vieira, por sua vez, é escritora e ativista transfeminista. Em 2017, foi consultora da novela “Força do Querer” (Rede Globo), que incluiu uma personagem transexual, interpretada pela atriz Carol Duarte. Atualmente, Helena exerce o cargo de assessora de Cultura para a Diversidade do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Mediação

Noá Bonoba – Artista multilinguagem, curadora, Mestra em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), e integrante da V Turma da Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Atualmente tem se interessado por obras artísticas que utilizam o hibridismo entre linguagens como suporte político de um ativismo implicado nos debates acerca da redistribuição de acessos para existências dissidentes.

Produção

Honório Félix – Artista-investigador de teatro e dança com atuação transversal em diferentes linguagens. Formado pela 4ª turma do Curso Técnico em Dança (Porto Iracema das Artes), e formando da turma 2010.1 em Licenciatura em Teatro (IFCE). Participa do coletivo “No barraco da Constância tem!” desde a sua criação, em 2012, da diretoria da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), desde 2015, e da coordenação do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC), desde 2017.

Serviço

Tomada LBT – Sexto episódio convida Ana Carneiro e Helena Vieira

Data: 19 de fevereiro, às 15h

Transmissão: canal do YouTube do Theatro José de Alencar