Passatempo: crianças internadas na Pediatria do HGWA recebem kits com livrinho para colorir

17 de fevereiro de 2022 - 14:48 # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Fotos

Desde janeiro, cerca de 50 itens foram distribuídos

Levar o lúdico para o leito do pequeno paciente. Uma ação que vem sendo realizada no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), tem distribuído aos internados na Pediatria uma caixa de lápis de cor e um livreto para colorir. O objetivo é entreter as crianças que, geralmente, têm o primeiro contato com internação em um ambiente hospitalar.

O Instituto Borboleta, que atua de forma voluntária na brinquedoteca do HGWA, foi o responsável por iniciar uma campanha na unidade para a arrecadação dos materiais. “Nosso intuito é trabalhar o bem-estar físico e emocional de mães e filhos. Muitas vezes, as crianças querem pinturas, algum livro para ler e, dentro dessa oportunidade, investimos na ação de levar os kits contendo o livro de pintura e os lápis”, explica a educadora social Jane Cleide Souza. Desde janeiro, cerca de 50 itens foram distribuídos.

A dona de casa Natanielle Dantas é mãe de Valentina Dantas, de apenas três anos. Durante o internamento da filha, ela recebeu o kit. “Eu percebo que ela se sente bem. Como estamos no hospital, é algo que consegue distraí-la. É bom para o desenvolvimento e também como uma forma de entreter”, avalia.

Brinquedoteca da unidade tem acesso restrito devido à pandemia de covid-19

As entregas dos materiais são feitas diariamente a partir da chegada de novos pacientes. O kit é pessoal e fica com a criança. Doações de caixas de lápis de cor podem ser realizadas na recepção do HGWA, na Rua Pergentino Maia, 1559, no bairro Messejana.

Brinquedoteca

O HGWA possui, dentro de uma das clínicas da Pediatria, uma brinquedoteca destinada ao lazer dos pequenos. É possível encontrar diversos brinquedos, casinhas, jogos e livros. Por causa da pandemia, o local está com acesso restrito. Entretanto, as ações para as crianças têm sido planejadas de uma forma mais individual, como a distribuição de peças lúdicas e a visita agendada.