PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Balneabilidade: sobe para 18 os trechos próprios para banho na orla de Fortaleza

18 de fevereiro de 2022 - 17:13 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace Texto e Foto

Subiu para 18 os trechos próprios para banho na orla de Fortaleza, segundo novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nesta sexta-feira (18). Semana passada eram 10. O documento elaborado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia destaca o setor Centro com maior quantidade de trechos próprios: seis no total.

Nove trechos estão em conformidade no setor Leste. São eles: postos dos Bombeiros 03, 04, 06, 07, 08, Praça 31 de Março.

Os trechos adequados do setor Centro são compreendidos pelos postos 16 – entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema; posto 17 – entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira; posto 19 – entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa; posto 20 – entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro; e posto 21 – entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário.

Em seguida o documento traz o setor Oeste com quatro trechos em conformidade: Posto 22 – entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno; posto 23 entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó; posto 27 – entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça; posto 29 – entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté

Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.

Chuvas na Capital

Nesse período chuvoso, a Semace informa que a intensidade de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.