Bece realiza aula aberta neste sábado (19) com Ana Miranda e Rômulo Silva

18 de fevereiro de 2022 - 16:11 # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

A live será transmitida ao vivo pelo Youtube

Como parte das ações educativas do programa “Pomar – Laboratórios de Escritas e Mediação de Leitura”, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza a Aula Aberta com Ana Miranda e Rômulo Silva, neste sábado (19), às 10h, no Youtube. As Aulas Abertas do Pomar fazem parte das ações comuns entre os dois módulos do laboratório, ofertado pelo equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Pomar consiste em dois laboratórios como ambientes de formação livre nos campos da Escrita e da Mediação de Leitura. As aulas abertas do Pomar são realizadas com profissionais de relevância e experiência tanto na área da mediação de leitura como da escrita. São encontros virtuais que celebram temas comuns entre as duas turmas e promovem a troca de experiências. 

A cearense Ana Miranda é autora dos romances Desmundo, Amrik, Dias & Dias, Yuxin, e Semírames, entre outros, publicados pela Companhia das Letras. Seu primeiro romance, Boca de Inferno, de 1989, é um clássico da literatura brasileira.  A autora recebeu diversos prêmios e o título de Doutora Honoris Causa pela UFC. O romance Desmundo foi adaptado para cinema. Ana Miranda foi escritora residente ou visitante em universidades como Stanford, Yale, Berkeley, Dartmouth, Tor Vergata e representou o Brasil na União Latina. Ana publicou também livros de poesia, contos, novelas, biografias e livros infantis. Sua obra tem sido matéria de estudos acadêmicos, recebendo teses e monografias ligadas a questões de literatura & história, Barroco brasileiro, Romantismo, ou Pós-modernidade.

O poeta e pesquisador Rômulo Silva é integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE), pesquisador-colaborador no Laboratório de Arte Contemporânea (LAC/UFC) e também pesquisador do Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR/UFC). Tem interesses nas áreas da Sociologia Imaginativa; Mediação de Leituras; Bibliotecas-Livres e Saraus de Periferias, além dos Estudos [Anti]coloniais. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).

Serviço

Pomar – Aula Aberta com Ana Miranda e Rômulo Silva

Dia 19 de fevereiro, às 10h

No Youtube da Bece