Palivizumabe: HRN imuniza cerca de 100 crianças da região Norte contra doenças respiratórias graves

18 de fevereiro de 2022 - 13:32 # # # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Foto

A unidade foi a primeira do Sistema Único de Saúde no interior do Estado a contar com a medicação

Bebês prematuros nascidos com até 29 semanas, menores de um ano de idade e crianças de até dois anos com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita são mais suscetíveis ao vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar desde resfriados simples até enfermidades mais graves, como pneumonias e bronquiolites (inflamações nos brônquios). O acometimento é mais comum no período da quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio).

O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), imuniza anualmente os pequenos contra o vírus com a aplicação do anticorpo palivizumabe, reduzindo as chances de infecções respiratórias graves. A indicação do medicamento deve ser feita pelo médico pediatra que acompanha cada paciente. A expectativa é de que cerca de cem crianças da região Norte sejam imunizadas no ciclo que teve início neste mês de fevereiro e segue até julho.

As doses da substância são administradas em horários previamente agendados para evitar aglomerações. Também estão sendo imunizados bebês internados na Neonatologia do HRN e da Santa Casa, também em Sobral. O HRN é, há quatro anos, a unidade de fornecimento do palivizumabe no Norte cearense. O hospital foi o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado a contar com a medicação.

O principal objetivo da aplicação é reduzir a probabilidade de crianças adquirirem doenças respiratórias. “Os bebês com indicação de um médico pediatra para uso da imunoglobulina palivizumabe precisam se imunizar com cinco doses durante a quadra invernosa”, orienta a coordenadora de Enfermagem da Neonatologia do HRN, Maria Cristiane Lemos.

Além do medicamento, para prevenir infecções respiratórias em crianças é necessário observar os cuidados básicos com a higiene, manter a amamentação e ficar longe de fumaça de cigarro, além de evitar locais fechados e contato com pessoas gripadas. Em prematuros com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita, o vírus sincicial respiratório pode agravar os sintomas, sendo necessários hospitalização e cuidados intensivos.

Documentação necessária

Pais ou responsáveis por crianças com indicação de palivizumabe receberão o encaminhamento médico e serão orientados pelas Secretarias Municipais de Saúde sobre o acesso ao serviço no HRN.

Na recepção da unidade, os usuários deverão apresentar uma cópia do Cartão do Nacional de Saúde, do comprovante de residência, da certidão de nascimento, do CPF e do RG da mãe, além de duas cópias dos relatórios médico e de alta, da receita médica do palivizumabe e da solicitação do medicamento.

Distribuição

A distribuição do palivizumabe é feita pelo Ministério da Saúde, de forma sazonal, nos primeiros seis meses do ano. A imunização no Ceará ocorre em dez polos: Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM); Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac); Centro de Saúde Escola Meireles; Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana; Hospital Regional Norte (HRN) e Hospital São Lucas, em Juazeiro do Norte, no Cariri. Cerca de 560 crianças, na faixa etária de até dois anos, estão aptas à imunização em todo o Estado.

Serviço

Neonatologia do HRN: (88) 3677-9300