PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará inaugura 261ª Areninha do Estado e realiza sonho antigo da comunidade Santa Filomena

19 de fevereiro de 2022 - 12:58 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos e Carlos Gibaja - Fotos

Fruto do programa Juntos por Fortaleza, esta areninha chega ao bairro Jangurussu e vai abrigar o projeto Esporte e Superação, que trabalha com crianças de diferentes bairros da Capital

“Sou morador do Santa Filomena, nascido e criado nessa comunidade. Neste local, várias e várias gerações por aqui passaram praticando o esporte. Eu sou uma delas. O meu pai jogou aqui, eu joguei, e hoje os meus filhos jogam, mas com o diferencial. Estamos diante de uma jóia chamada Areninha, de um sonho que já durava mais de 30 anos e agora é realidade”. Essas palavras são do líder comunitário Jardel Silvestre. E graças à sua persistência e desejo de mudar a vida das pessoas de sua comunidade, transformou um campo de terra em uma Areninha, na comunidade Santa Filomena, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. E como ele mesmo diz: “É um equipamento que transforma vidas e gera oportunidades para a comunidade.”

A história daquela comunidade mudou quando, durante uma live do governador Camilo Santana, em 2019, inaugurando o posto da Polícia Militar no bairro, defronte ao então campinho, Jardel abordou o gestor estadual. O pedido “Número 1” era a Areninha logo ali, justificando que aquele equipamento mudaria a vida das pessoas daquele bairro, para melhor. E neste sábado (19), a realidade é a de um sonho realizado.

Areninha é realidade

O motivo é que o Governo do Ceará entregou uma nova areninha na Capital cearense. Aquela mesma que Jardel pediu. O equipamento está localizado no bairro Jangurussu, em Fortaleza, na comunidade Santa Filomena, e sua inauguração teve a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora, Izolda Cela; do prefeito da Capital cearense, José Sarto; do secretário de Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro; e demais autoridades.

“É papel do gestor andar pelas comunidades, ouvir as demandas, as reclamações. E quando eu estava fazendo uma live aqui, o Jardel apareceu e me fez o pedido da Areninha. Agora estamos aqui, dentro do projeto Juntos por Fortaleza, a união de forças de Estado e Prefeitura, inaugurando este equipamento, com o que há de melhor. Grama sintética padrão Fifa, vestiários, iluminação, alambrado, enfim. Mas além da entrega de hoje, estou autorizando atender novas demandas do bairro. Vamos estudar o que é melhor para o local, se brinquedopraça ou escola-areninha, uma academia ao ar livre, além do asfaltamento aqui das ruas de Santa Filomena. Por isso que é bom a gente andar, ir nas comunidades, ouvir as demandas e fazer o possível para atender, é o nosso papel. Ouvir vocês. Estou feliz de estar aqui, porque não tem coisa melhor para o gestor que é se comprometer e cumprir. Isso é compromisso, isso é a coisa mais importante, porque muitas vezes a população está descrente da política, mas eu quero dizer a vocês que através da política é que a gente muda a vida das pessoas”, apontou o governador.

Já são 261 campos de grama sintética implantados pelo poder público, sendo 161 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 100 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias, como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

O prefeito, José Sarto, também apontou que vai atender às demandas dos moradores da região, e se alegra ao entregar mais uma areninha com a parceria do Juntos por Fortaleza. “Essa areninha surgiu quando ele veio inaugurar o equipamento de segurança aqui, a comunidade reivindicou, e ele prontamente atendeu. Por isso, quero deixar registrado que vamos fazer também a drenagem dessas ruas aqui do entorno da areninha. E como bem falou o Camilo, vamos ver o espaço físico disponível e ver o que é melhor para a comunidade, A gente vai consultar vocês, se uma escola-areninha, a brinquedopraça ou um outro equipamento. Nosso compromisso é entregar equipamentos para melhorar a vida de vocês, e essa areninha não é só um equipamento de esporte. É um equipamento de inclusão social, que agrega a família, que move a microeconomia, um equipamento de segurança, e que traz a solidificação dos laços, do sentimento de pertencer ao Santa Filomena. Cuidem bem desse equipamento, porque ele é de vocês”, disse.

Equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, as areninhas são equipadas com alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Este equipamento em Fortaleza, entregue à comunidade Santa Filomena, representa um investimento de R$ 1.455.040,84. As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv. O próprio secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, faz questão de ressaltar que, “não é apenas um campo de futebol, mas é um local que o projeto Esporte e Superação tira as crianças da rua para fazer outros esportes, como a capoeira, e até a dança”, explicou.

Professor do Esporte e Superação, Élber Rocha ensina capoeira para crianças e jovens, dos cinco aos 29 anos, no bairro. “Esse projeto, que atende cerca de 500 crianças e jovens na região, é fundamental, pois atua na prevenção da violência urbana, tira as crianças da rua, democratiza o acesso ao esporte. E termos equipamentos como essa areninha para executar as atividades é de suma importância. Nós aplicamos a cidadania para eles, e o crescimento humanístico e social é muito notório, com uma formação de mundo para a vida deles, construindo um novo cotidiano em suas vidas. Ensinamos que eles têm a chance de ascender na vida de uma forma positiva, mediante seus esforços, independente de onde more ou estude. Mudar a visão de mundo dessas crianças e mostrar pra que elas possuem infinitas oportunidades na vida”, frisou o educador.

Mais 66 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

“Eu também fico muito feliz com a entrega dessa areninha, esse espaço bacana. E já faço um cumprimento e desejando um excelente trabalho àqueles que vão cuidar dos projetos sociais e de esporte, desenvolvidos na região. Instrutores, professores, auxiliares, todos que vão fazer as escolinhas de esporte, e outras atividades, porque oferecer um espaço de qualidade para a comunidade, é muito importante. Além de melhorar a vida das pessoas, mudar sua rotina e dar novas oportunidades, ainda temos a chance de revelar novos talentos no futebol. É o esporte que oferece saúde, uma boa convivência, nos dá aprendizado, é uma oportunidade de desenvolver valores também. Então, tudo isso é importante para as crianças, para os jovens, e com certeza é também essencial para as famílias. E nossos esforços são realidade por um conjunto de fatores e parcerias, como a da Prefeitura aqui, mas também com líderes comunitários, deputados e vereadores”, reforçou a vice-governadora, Izolda Cela.

Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As areninhas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

Presentes ao evento

Compareceram ao evento de inauguração o presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique, os deputados estaduais Walter Cavalcante e Fernando Hugo, os vereadores Léo Couto, José Freire, Fábio Rubens, PP Cell, Renan Colares, além de lideranças sociais, ex-vereadores e autoridades estaduais e municipais.