Polícia Civil realiza em Fortaleza palestras voltadas à segurança nas escolas

21 de fevereiro de 2022 - 15:32 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou três palestras, nesta segunda-feira (21), para alunos de uma escola da rede particular sobre bullying, drogas e outros temas referentes à segurança pública. Os encontros aconteceram em três diferentes turmas da escola Centro Educacional M. Fialho, no bairro Vicente Pinzón – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza.

O objetivo da palestra é encontrar formas de prevenção e elaboração de estratégias para evitar o contato com drogas e fortalecer o enfrentamento à violência. O público-alvo foram alunos de uma escola da rede particular, das turmas de ensino fundamental e médio. O discurso vai de acordo com a faixa etária do público. As palestras foram ministradas pelos inspetores de Polícia Civil, Sérgio Costa, Roberta de Mendes e Ledervan Cazé.

Foram pontuados, para os estudantes, a forma de como acontece a problemática da violência e do bullying, bem como manter a boa convivência em ambiente escolar, familiar e em comunidade. A intenção do Dipre é que o conhecimento repassado aos multiplicadores possa ser transmitido em ambientes de convivência.

Nos próximos dias, terça-feira (22) e quarta-feira (23), as palestras serão direcionadas para a Polícia Municipal do Eusébio com o assunto a ser abordado sobre prevenção a violência doméstica e familiar contra a mulher. Os encontros continuarão com o objetivo de atingir o máximo de alunos, comunidade e profissionais da Segurança Pública.

Ações da PC-CE nas associações

Neste último sábado (19), o Departamento de Proteção ao Grupo de Vulneráveis (DPGV) da PC-CE realizou uma palestra para pessoas surdas. O encontro aconteceu na Associação dos Surdos, em Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. O encontro foi ministrado pelos inspetores da PC-CE, Eliel Freitas e Vagner Mesquita, através da língua brasileira de sinais.

O evento abordou assuntos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, e a pedido dos participantes, também foi abordado sobre divórcio e separação (direitos e deveres das partes). Para a presidente da Associação dos Surdos, Lidiane do Nascimento, a palestra foi de extrema importância. “É importante o contato da Polícia com a comunidade surda, pois ela enfrenta barreiras na comunicação com a dificuldade de obter informação da forma que eles compreendam” disse.