Com peixamento, SDA repovoa açudes de seis cidades com 197 mil alevinos

22 de fevereiro de 2022 - 11:49 # # # # #

Ascom SDA - Texto

Pescadores artesanais das cidades de Pereiro, Ipaporanga, Redenção, Aratuba, Russas e Aracati foram contemplados com o repovoamento de açudes públicos e barragens com a distribuição de 197 mil alevinos do Governo do Ceará. A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi realizada na última semana (14 a 18 de fevereiro) com a participação de prefeitos e gestores locais, além da presença da secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa de Carvalho, e do secretário executivo de pesca da SDA, Thiago Sá Ponte.

Alegria para a pescadora Miriam Silva, de Santa Teresa, distrito de Aracati, no Litoral Leste. “Uma ação de grande relevância, e este ano é essencial pois o inverno está chegando e vai ajudar na renda familiar das pessoas inclusive de outras comunidades que vem também para nosso açude. A gente aqui quando chega do roçado, o peixe acaba sendo uma mistura”, comentou a aracatiense que acompanhou toda a ação de distribuição de 49 mil alevinos para os açudes de Umari, Santa Teresa e Barragem dos Vianas, na última sexta-feira.

Foram entregues alevinos de tilápia em Pereiro (20 mil), Ipaporanga (40 mil), Redenção (30 mil), Aratuba (20 mil) e Russas (38 mil). O período de reprodução dos peixes acontece em até quatro meses, intervalo necessário para que os alevinos alcancem o desempenho esperado de crescimento. As fêmeas que repovoam os açudes dão em média de mil a dois mil alevinos nas áreas represadas.

“Ao todo serão entregues 5 milhões deles nos reservatórios públicos do Estado, gerando uma produção de mais de uma tonelada nos próximos meses. Assim, fortalecemos a economia e garantimos comida na mesa da população mais carente”, explica a secretária Ana Teresa de Carvalho.