Serviços Gerais: profissionais são essenciais para o bem-estar e a qualidade do atendimento

22 de fevereiro de 2022 - 17:07 # # # #

Jéssica Fortes/HM, Wescley Jorge/HGCC, Milena Fernandes/HSM, Márcia Catunda/CCC, Fátima Holanda/Samu 192 Ceará e Bruno Brandão/HGWA Texto
Divulgação/Rede Sesa Fotos

Auxiliares de Serviços Gerais das unidades da Secretaria da Saúde do Ceará compartilham a rotina de cuidados com os ambientes e com a população

Nesta terça-feira (22), celebra-se o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais. Protagonistas de histórias, trajetórias e sonhos distintos, os trabalhadores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atravessam o dia a dia da profissão consolidando um objetivo comum: o reconhecimento diante da importância da função que exercem.

Aclamação para a posteridade

Dedicação, amor e muito carinho são os principais ingredientes utilizados por aqueles que atuam nos jardins do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). Responsáveis pela beleza do Bosque dos Eucaliptos, praças e áreas verdes do equipamento, eles executam, com maestria e dedicação, a manutenção dos espaços e arrancam elogios de pacientes, acompanhantes e profissionais.

Ednardo Sérgio do Nascimento, 51, atua na unidade há 25 anos. “Vim para tirar umas férias e estou até hoje. Me sinto orgulhoso e feliz em trabalhar aqui. Desde menino, gosto de plantas e aqui eu posso demonstrar todo o meu amor”, relata.

Ednardo Nascimento, 51, atua no Hospital de Messejana há mais de duas décadas

Quem também se orgulha do trabalho que desempenha é Valtélio Nascimento, 37. “É muito bom deixar o ambiente mais bonito. Eu já tive a oportunidade de fazer cursos em outras áreas, até trabalhei em outros setores, mas é aqui que eu me sinto bem, perto da natureza”, revela.

O apreço pelo trabalho dos jardineiros é tão grande que, em 2021, eles foram homenageados com um monumento construído próximo à entrada principal da unidade. “Composto por grama e plantas ornamentais, a homenagem traz, ainda, uma placa de granito. É uma forma de ressaltar para as gerações que nos sucederem o empenho que foi empregado outrora, para que mantenham e nunca destruam esses espaços”, pontua o diretor Andrade Bomfim.

Eficiência e bom humor

A máscara até tenta esconder o sorriso, o bom humor e a alegria que Erasmo Carlos Leão, 54, espalha durante o trabalho. Há 16 anos, ele atua no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e nunca deixou de cantar por onde passa. “Não gosto de ficar triste. Estando aqui, sou mais feliz e me sinto em casa”, garante.

Há 16 anos no HGCC, Erasmo Leão, 54, cantarola por onde passa

O profissional é conhecido em toda a unidade hospitalar. Segundo conta, o bom trato e o respeito são diferenciais importantes. Com atuação em vários setores, como Nutrição, Transporte e Direção, Erasmo busca sempre oferecer o melhor. “É um luxo!”, o bordão frequentemente utilizado para elogiar, enaltecer e descontrair faz parte do seu repertório de interações. “É uma marca registrada”, acrescenta.

Autocuidado

Roselia Sousa, 44, trabalha no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e faz parte da equipe de higienização hospitalar há 11 anos. Ela está sempre disposta a colaborar com os demais setores e profissionais da unidade. “Gosto demais do que eu faço e, durante esse tempo em que estou aqui, fiz verdadeiras amizades”, afirma.

A experiência adquirida em um equipamento psiquiátrico trouxe lições importantes para a vida dela. “Aqui no hospital, convivendo com especialistas e pacientes, aprendi a valorizar e compreender a importância de cuidar melhor da saúde mental. Participo de vários projetos voltados para os profissionais e levo isso para meus amigos e familiares“, ressalta.

Roselia Sousa, 44, conquistou sua casa própria durante os mais de dez anos de trabalho no HSM

Ela comemora o fato de ter conseguido, por meio do atual emprego, alcançar o sonho de comprar uma casa e poder proporcionar mais conforto à família. “É muito importante trabalhar com dedicação, amor e estar sempre pronta para ajudar quem precisa”, declara.

Ação voluntária

Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), o auxiliar de serviços gerais João Paulo Silva Soares está há oito meses garantindo a limpeza impecável da unidade e deixando o ambiente ainda mais aconchegante. O profissional, que também é barbeiro, começou a ver além da sujeira indesejada e percebeu que alguns pacientes precisavam de um corte de cabelo e uma barba bem feita. “Conversando com minha supervisora, perguntei se eu poderia cortar os cabelos dos pacientes, ela adorou a ideia e me deu muito apoio”, conta.

Para não prejudicar sua carga horária regular, João Paulo exerce o papel de barbeiro durante as folgas, de forma voluntária. Segundo ele, não é nenhum incômodo ou sacrifício, afinal, “tudo se torna mais fácil porque amo o que faço”.

O convívio com os pacientes fortaleceu o vínculo, por isso, o momento da alta e da despedida são sempre de muita emoção. “Um deles me disse que eu era uma pessoa muito especial e que eu continuasse com essa missão. Tais palavras me marcaram muito”, lembra.

Superação de desafios

Desde 2014, ano que marcou o início do funcionamento da Central de Regulação de Urgência do Cariri, a auxiliar Vânia dos Santos atua na base de Juazeiro do Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). A profissional, hoje responsável pela copa do órgão, faz aquele cafezinho especial para os trabalhadores de saúde todos os dias. “Adoro trabalhar aqui porque, além de gostar do que faço, as pessoas são legais comigo”, avalia.

Vânia dos Santos atua na base do Samu 192 Ceará em Juazeiro do Norte

Na pandemia de covid-19, Vânia vem superando os desafios inerentes ao período. “Mesmo tomando todos os cuidados, tive medo de adoecer. Outra colega foi contaminada, mas fez todo o tratamento e ficou boa logo. Por isso, defendo a vacinação. A doença é traiçoeira e levou embora pessoas que eu amava. Então, prevenir é melhor do que remediar”, aconselha. Ao defender a valorização da vida, Santos deixa um recado aos companheiros de profissão. “Valorize o seu trabalho. Sem ele, não somos nada”, diz, emocionada.

Histórias que inspiram

Já no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), o supervisor de Serviços Gerais Francisco Neves recorda a sua trajetória de crescimento na profissão, considerada exemplo para outros profissionais do setor. Ele chegou à unidade em 2006, ocupando a função de auxiliar. Empenhado e sempre disposto, Neves foi se destacando e crescendo na área.

“Nas jornadas de trabalho, sempre procurei cumprir as minhas responsabilidades para satisfazer aquilo o que era proposto. Sempre busquei adquirir mais conhecimento na área da higienização, a qual me fascinou logo. Em seguida, sem demora, comecei a colher os frutos daquilo o que, com muito esforço, cultivei”, relembra.

Francisco Neves iniciou como auxiliar em 2006 e, hoje, desempenha a função de supervisor de Serviços Gerais no HGWA

O trabalho do supervisor é elogiado tanto pelos seus colegas de trabalho como pelos pacientes. Ele, inclusive, já recebeu algumas avaliações positivas na Ouvidoria. A rotina da profissão é algo que ele considera motivador, principalmente, pela possibilidade de atuar com um público diverso que passa diariamente pelo hospital.

“Já no cargo de supervisor, iniciei uma experiência fascinante ao liderar, com muita responsabilidade, uma equipe de pessoas com diversos pensamentos, mas com bastante profissionalismo. Sempre conscientizei os trabalhadores a manter o ambiente propício para o bem-estar de todos. O segredo de um bom profissional não é somente exercer a função, mas exercê-la com amor”, afirma.