PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Arte em Rede abre inscrições para a oficina virtual “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com Mulheres”, ministrada por Juliana Tavares

23 de fevereiro de 2022 - 17:47 # # # #

Ascom Secult

Destinada exclusivamente para mulheres, a formação acontece pela plataforma Google Meet, de 7 a 18 de março, das 18h30 às 20h30

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para a oficina “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com Mulheres”, ministrada por Juliana Tavares, entre os dias 7 e 18 de março, das 18h30 às 20h30, pela plataforma Google Meet, sendo mais uma atividade relacionada ao Dia Internacional da Mulher. As interessadas devem preencher o formulário de inscrição pelo link (https://bit.ly/3JOiH3V).

Projeto selecionado pela convocatória do Arte em Rede, “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com Mulheres” tem como objetivo proporcionar um espaço de trocas entre mulheres, a partir de experiências no setor cultural. Na formação, serão abordados conteúdos teóricos, visando momentos de discussões sobre a produção cultural, o fazer artístico e as relações acerca da mulher no mercado de trabalho. Também serão realizados momentos práticos, sendo uma parte da oficina destinada à elaboração de escrita a partir de ideias que serão desenvolvidas ao longo da formação.

A oficina é voltada para mulheres maiores de 18 anos com, no mínimo, um ano de experiência (profissional ou não) no setor cultural (prioritariamente para mulheres negras, indígenas, mães e/ou não-brancas). A produção, por sua vez, é da Flutuante, produtora cultural que tem como campo de atuação principal fomentar e produzir projetos de artistas/realizadoras mulheres do Ceará, além de ações de profissionalização na área de produção cultural.

Os objetivos da oficina são: proporcionar um espaço de trocas entre mulheres artistas e/ou produtoras; estimular mulheres a se inserirem no mercado cultural, principalmente nas áreas técnicas, através de conteúdos teóricos e práticos; estimular a produção de eventos/obras com autoria de mulheres; e incentivar o pensamento político-social em relação ao setor cultural: o ser artista e ser produtora cultural.

Sobre a proponente

Juliana Tavares é atriz, Diretora Artística, Arte-educadora e Produtora Cultural. Possui graduação em Licenciatura em Teatro (IFCE), Mestrado em Artes (UFC), Pós-graduanda em Marketing e Publicidade (Uninassau) e aluna da 3ª Turma do Técnico de Produção em Eventos Culturais (Centec), Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR. É criadora e diretora da Flutuante, produtora cultural que surgiu em 2020, voltada para o fomento e produção de ideias artísticas de mulheres.

É diretora de produção da CUIA: Mostra de Artes Cênicas (desde 2019). Atualmente integra a Coletiva Antonietas, projeto com Edla Maia, voltado à ações de pesquisas sobre a história de mulheres no teatro cearense; integra também o grupo Teatro Violetas, juntamente com Bárbara Sena, Débora Ingrid e Renata Lemes, em uma pesquisa sobre artistas da América Latina e seus cantos de resistência.

Sobre o Arte em Rede

O Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos Digitais 2021/2022 é apresentado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará. É uma realização em rede pelos equipamentos da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Arte em Rede apresenta: “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com Mulheres”, com Juliana Tavares
Data: de 7 a 18 de março, das 18h30 às 20h30
Local: plataforma Google Meet
Formulário de inscrição