Governo do Ceará assegura mais atenção à primeira infância com entrega de mais duas brinquedopraças e 13 brinquedocreches

23 de fevereiro de 2022 - 18:19 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes e George Braga - Fotos

Estado alcança a marca de 441 equipamentos entregues por meio do Programa Mais Infância Ceará

Brincar e aprender ao lado da família e da comunidade agora é uma realidade mais presente na rotina das crianças que residem em Milhã, no Sertão Central, e Meruoca, no Sertão de Sobral. Isso porque o Governo do Ceará inaugurou, na tarde desta quarta-feira (23), brinquedopraças e academias de ginástica ao ar livre nas cidades. Além disso, também foi realizada a entrega de 13 brinquedocreches para municípios cearenses, sendo uma delas em Milhã. A solenidade virtual foi conduzida pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, acompanhada da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Para Onélia Santana, essa iniciativa beneficia cada vez mais as famílias cearenses. “Existe a determinação de cuidar das crianças, além dos pais e avós dessas crianças. É isso que nós queremos: um Ceará alegre e de desenvolvimento”, enfatizou.

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, tem assegurado às crianças cearenses o direito ao desenvolvimento com mais brincadeiras, aprendizado e proteção. Nesse sentido, já foram entregues 441 equipamentos, dos quais 73 são Centros de Educação Infantil (CEI), 183 brinquedopraças, 130 brinquedocreches e 25 Praças Mais Infância, entre outros.

“Eu não canso de falar e mostrar no Ceará o avanço que nós tivemos no desenvolvimento infantil. Graças ao trabalho da professora Onélia, que pesquisou, lutou, foi atrás de evidências e batalhou para que hoje fôssemos referência nacional para política do desenvolvimento infantil. Uma política que é plantada hoje para se colher amanhã”, ponderou Socorro França, titular da SPS.

Brincar e Aprender

Nos equipamentos inaugurados em Milhã e Meruoca foram investidos cerca de R$ 570 mil, com recursos do Estado. “Criança brincando está se desenvolvendo de forma integral. É isso que nós queremos para as nossas crianças. Tem um propósito pedagógico”, reforçou Onélia Santana sobre a importância do investimento.

Para isso, as brinquedopraças contam com gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos para a criançada. Já as academias são compostas por 12 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Os equipamentos estão instalados em áreas de 350 m², cada um. Durante as entregas também é realizado o plantio de mudas nativas que, segundo a titular da SPS, é uma forma de estimular a educação ambiental junto às comunidades beneficiadas.

População agradece

Um espaço recebido com muita alegria pela meruoquense Flávia Duarte, mãe da pequena Bianca Lima. “Essa praça é bem importante para o desenvolvimento da minha filha. Ela fica muito em casa, e esse espaço é maravilhoso”, comemorou Flávia. “A nossa Meruoca necessitava desse espaço. Muitas crianças já estão brincando na brinquedopraça. A academia ao ar livre também vai trazer muitos benefícios. Os equipamentos foram instalados na praça de apoio ao turista, área que estamos revitalizando”, afirmou Herton Sousa, prefeito de Meruoca.

Milhã, além de receber uma brinquedopraça e academia ao livre, também foi contemplada com uma brinquedocreche. “A unidade vai atender ao nosso maior distrito, que é Carnaubinha, localizado a 17km da sede do município”, destacou o prefeito Alan Macedo. Outras 12 cidades receberam brinquedocreches nesta quarta-feira: Abaiara; Aracoiaba; Aiuaba; Antonina do Norte; Barbalha; Forquilha; Ibaretama; Icó; Itapiúna; Ipaumirim; Jaguaribara; e Palmácia.

A brinquedocreche é um espaço lúdico com brinquedos, jogos pedagógicos, livros e uma estante em formato de casinha, tudo dentro de uma área de 40m2. No espaço as crianças têm à disposição uma sala com casinha petit, escorregador reto, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra com três lugares, piscina com bolinhas, toca 3 em 1, trave gol com bola, livros de literatura.

Essa estrutura foi desenhada para estimular a criatividade, socialização, afetividade, autoestima, raciocínio lógico, desenvolvimento das capacidades motoras, memória, percepção, imaginação e senso de organização das crianças, pelo ato de brincar.