Concurso Semace: live promovida pela autarquia tira dúvidas sobre o certame

24 de fevereiro de 2022 - 14:28 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Na terça-feira (22/02), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou sua primeira live para tratar de assuntos sobre o concurso da autarquia, autorizado recentemente pelo governador Camilo Santana. A live contou com a participação do superintendente Carlos Alberto Mendes e dos assessores da autarquia e membros da comissão do concurso, Ulisses Costa, e Edilson Holanda. “Nossa perspectiva é que na próxima semana possamos assinar o contrato com a banca que realizará o concurso”, declarou Carlos Alberto.

O concurso vai ofertar 31 vagas, sendo para nível superior, para os cargos de Fiscal Ambiental e Gestão Ambiental. Podem concorrer candidatos com as formações: Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Geologia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Tecnologia em Saneamento ou Gestão Ambiental, Biologia, Engenharia de Pesca, Química, Geografia, Química Industrial ou Tecnologia em Processos Químicos.

O certame ocorrerá em duas fases, com provas objetiva e discursiva (com duas questões escritas). Também foi informado que o conteúdo não será o mesmo de 2009. Os aprovados poderão ser lotados nas sedes da Semace em Fortaleza, Crato e Sobral.

Durante a live, foi esclarecido sobre as demais especialidades que não entraram no certame. A Semace segue exigências estabelecidas pela Lei 14.344/2009 que cria os cargos de gestor e fiscal. “Quando essa lei foi sancionada, ela deixou alguns cargos de fora como de Zootecnista, Veterinário e Oceanógrafo, por exemplo. Para que possamos incluí-los, isso só seria viável por uma nova lei”, informou o assessor de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da autarquia, Edilson Holanda.

Havendo possibilidade de criação de novos cargos, a autarquia prevê a viabilidade de utilizar o cadastro de reserva. O Idecan foi a empresa anunciada como a banca organizadora contratada para realizar o concurso. “Seremos exigentes e ficaremos em cima para o cumprimento dos prazos”, disse Alberto. A live reuniu cerca de 400 pessoas que puderam assistir via Instagram e Youtube da Superintendência. A íntegra da transmissão está disponível nessas plataformas. A Semace informa que deverá realizar nova live para passar novas atualizações do certame.

Para mais esclarecimentos, a autarquia está disponível através do e-mail: concursosemace2022@semace.ce.gov.br.