PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Mais sete kits de brinquedocreche são entregues aos municípios

25 de fevereiro de 2022 - 16:14 # # # # #

Carlos Eugênio - Ascom SPS Texto
Helene Santos Fotos

O Governo do Ceará entregou, na última quarta-feira (23), mais sete kits com brinquedos, livros sonoros e inclusivos e jogos pedagógicos infantis para instalação de sete novas brinquedocreches, em seis municípios cearenses. As brinquedocreches integram o pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A entrega está sendo realizada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“As brinquedocreches são essenciais para o desenvolvimento motor, cognitivo e psicológico infantil. Ampliam a criatividade, a autoestima e a afetividade das crianças e promovem a socialização das famílias”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Os municípios contemplados hoje foram Araripe, Crato, Granjeiro, Jati e Mauriti, todos na Região do Cariri, e Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.

Com mais esse lote, o Governo do Estado alcança a marca de 137 kits entregues aos municípios cearenses. As briquedocreches são instaladas em CRAS, Centros de Educação Infantil (CEIs) e creches como forma de expandir os espaços de lazer e convivência para a criançada, na Capital e no Interior do Estado. Cada kit de brinquedocreche é um investimento de R$ 17,8 mil.

O secretário adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Hermínio Brasil, chegou cedo para receber os kits de brinquedos, livros e jogos. “Essas duas brinquedocreches são muito bem-vindas. Vão atender mais de 200 crianças. Elas ampliam as oportunidades de recreação e aumentam a autoestima e o interesse das crianças em utilizarem os equipamentos públicos. Os cratenses são muito gratos à SPS e ao Governo do Estado, por mais esses equipamentos”, agradeceu.

Cada brinquedocreche é formada por oito brinquedos de parquinho, com casinha, escorregador, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra, piscina de bolas, toca 3 em 1 e trave-gol com bola. Também integram o kit 40 livros, sendo dez sonoros e dez inclusivos em braile, Libras e ampliados; e 20 brochuras diversas. O material inclui ainda dez jogos pedagógicos, com quebra-cabeça, peças para montar, soletrando, dominó, brinquedos com pinos e para memórias.