Residência Médica 2022: abertas, matrículas podem ser feitas pelo aplicativo iSUS

25 de fevereiro de 2022 - 10:48 # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP Texto
Júlio Lopes Arte gráfica

Os candidatos aprovados no Processo de Seleção Unificado (PSU) para Residência Médica do Ceará (editais 02, 03 e 04/2021) já podem efetuar a matrícula. Neste ano, o processo conta com uma novidade: será totalmente on-line, via aplicativo iSUS, para os inscritos em programas ofertados pelas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Com isso, não será necessário o comparecimento presencial do participante à Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A mudança leva em consideração o atual cenário da pandemia de covid-19, o que deve refletir na otimização dos fluxos do certame e trazer mais comodidade aos inscritos. Estão sendo ofertadas mais de 560 vagas, distribuídas nas modalidades acesso direto, pré-requisito e anos adicionais, contemplando 82 programas.

A relação de formulários e documentos necessários para a matrícula pode ser acessada no site do Apoio à Residências de Saúde (Ares). O upload dos arquivos na plataforma deve ocorrer até as 17h desta sexta-feira (25).

Qualquer contato relacionado a dúvidas e/ou esclarecimentos deverá ser realizado exclusivamente pelo e-mail: pendenciasmatriculas.resmed@gmail.com. Informações não serão repassadas por contato telefônico ou presencial.

iSUS

O iSUS é um produto digital criado pelo Laboratório de Inovação no SUS Ceará (Felicilab), em meio à pandemia de covid-19, para ser um cinto de utilidades e apoiar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à crise sanitária. A ferramenta responde à demanda de relacionamento entre usuários, trabalhadores e gestores da rede pública de saúde.

O objetivo é entregar informações, serviços e oportunidades, de forma automatizada, personalizada e segura, na palma da mão dos profissionais, otimizando tempo e apoiando a tomada de decisões baseadas em dados e evidências científicas.

O projeto é uma iniciativa da ESP/CE e tem apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto SMART Health, desenvolvido em parceria com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (Gesad) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).