Íris e Programa Cientista Chefe se reúnem com secretários da Prefeitura de Sobral para apresentar plataformas Big Data Social e CzRM

28 de fevereiro de 2022 - 14:41 # # # # #

Ascom Íris - Texto

Fomentar o uso de dados para tomada de decisões no setor público e estruturar o desenvolvimento de plataformas de dados faz parte da atuação do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e do Programa Cientista Chefe. Entre os projetos em desenvolvimento, estão: o Big Data Social e a plataforma de Citizen Relationship Management — CzRM (Gestão de Relacionamento com o Cidadão). Ambas foram apresentadas, na última semana, para secretários municipais da Prefeitura de Sobral, com o objetivo de trocar experiências e fomentar parcerias nas áreas de dados e transformação digital.

A coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, explica que essa apresentação é importante na construção da cooperação entre Íris e Prefeitura de Sobral. “É a partir desse momento, de apresentar os projetos, que podemos vislumbrar ações em conjunto entre as instituições”.

Com o objetivo de integrar dados para auxiliar no entendimento da área de Proteção Social é que surgiu o Big Data Social. “Entender o perfil das famílias e avaliar se as ações e políticas públicas implementadas pelo Estado estão sendo efetivas é parte do impacto da plataforma Big Data Social. O Big Data apresenta diversos analíticos e nos mostra, por exemplo, que 8 a cada 10 responsáveis pelas famílias no Estado são mulheres”, explica a gerente de produto do Íris, Marianna Gonçalves.

O cientista-chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará, José Macêdo, explica também que o Big Data traz tanto o aspecto de transparência da área de Proteção Social, como fornece ao gestor possibilidade de implementar uma gestão baseada em evidências.

Sobre o CzRM, a coordenadora do projeto Big Data Ceará no Programa Cientista Chefe e cientista de dados do ÍRIS, Ticiana Linhares, exemplifica que o sistema mostra se a família está participando de um programa social: “A plataforma permite ao gestor visualizar o que pode ser melhorado na vida das famílias”, reforça.

O secretário do Planejamento e Gestão de Sobral, Ramom Carvalho, mencionou após as apresentações que acredita na integração de dados para fortalecer a tomada de decisões. “Ter dados e organizá-los de forma que eles consigam orientar o processo decisório da gestão é uma forma de melhorar esse processo. Não temos como tomar decisões sem informações”, pontua Ramom.

Também participaram da reunião, a secretária de de Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima; o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; e a secretária de Finanças de Sobral, Socorro Oliveira.