Ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante inicia temporada de visitas a municípios

1 de março de 2022 - 10:25 # # # # # #

Ascom Secitece - Texto e fotos

A primeira região beneficiada pelo projeto em 2022 é a Zona Norte do Ceará

O projeto Ciência Itinerante iniciou em fevereiro a temporada anual de visitas a municípios cearenses. O objetivo da ação é levar o conhecimento aos quatro cantos do Ceará, por meio de um ônibus-laboratório totalmente equipado e climatizado para as demonstrações científicas. A primeira região beneficiada foi a Zona Norte, com os municípios de Santana do Acaraú, Senador Sá, Moraújo, Massapê, Meruoca e Alcântaras. Agora, agenda de visitas segue com apresentações nas cidades de Coreaú (1º) e Frecheirinha (2 a 4).

“Por dia, estamos recebendo cerca de 120 alunos nas apresentações. Só nas duas últimas semanas de fevereiro foram, em média, 1.200 estudantes atendidos”, destaca a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secitece, Flaviana Pereira.

Registros das apresentações na cidade de Senador Sá

Nas visitas, monitores de diversas áreas do conhecimento realizam experimentos que aliam a Ciência com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto dos espectadores pela investigação científica. Nesta primeira temporada, participam como monitores os professores Eduardo Santos (Biologia), Andréia Cardoso (Geografia), Glauber Araújo (Tecnologia), Felipe Ravi (Física), Jeorge Ripardo (Biologia) e Ítalo Albuquerque (Física).

O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Governo do Ceará/Secitece e integra o Programa de Popularização da Ciência da secretaria. Conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do CNPq.