Interiorização do CPRaio: Massapê recebe base do batalhão e uma central de videomonitoramento

3 de março de 2022 - 21:05 # # # # # # #

Lúcio Filho - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Na ocasião, o governador Camilo Santana também apresentou o primeiro ponto com wifi gratuito do Programa Ceará Conectado

Mais segurança para a população da Região Norte. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, entregou, nesta quinta-feira (3), em Massapê, a 56ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) em todo o Estado. A cidade também recebeu a 55ª central de videomonitoramento inaugurada em todo o território cearense. O governador Camilo Santana esteve presente na inauguração ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário executivo da Segurança Pública, Samuel Elânio, do comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira, entre outras autoridades.

O governador destacou que o investimento em segurança pública tem tornado possível dar mais tranquilidade aos cearenses. “Quando a gente implanta o Raio, mandamos um recado: bandido não fica mais em Massapê. Vamos mandar bandido para a cadeia ou para fora de Massapê e do Ceará. Essa é a nossa determinação. E o Raio veio e, com certeza, vai trazer bons resultados na segurança pública ”, declarou. “Onde inauguramos o CPRaio, temos sentido mais tranquilidade. Precisamos de segurança para que a população possa viver em paz no município e não vamos medir esforços para manter todos os investimentos em segurança pública”, completou.

Izolda Cela destacou a importância da política de segurança pública com os equipamentos e a estrutura do CPRaio somada com às ações de prevenção. “Isso vem para fortalecer uma ação necessária para enfrentar a violência que ainda afeta o nosso País. O trabalho do Estado do Ceará é incansável no sentido de fortalecer essa ação de proteção e resposta rápida para desestimular aqueles que se envolvem no crime. O governo também investe fortemente em ações de prevenção, como as escolas, areninhas e os Centros de Educação Infantil para cuidar das nossas crianças “, reforçou.

Raio em Massapê

A Base do CPRaio em Massapê é comandado pelo tenente Raphael Gramosa. “Queremos fazer um bom trabalho em Massapê e fiscalizar a sede e os distritos da cidade. Agradeço a confiança do comando da Polícia Militar e agora vamos trazer segurança de qualidade para Massapê e os municípios vizinhos”, disse. Ele vai comandar mais 29 policiais militares que chegaram ao município para compor a nova base.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, destacou que o CPRaio fortalece a atuação da Polícia Militar. “Massapê vai experimentar a ação desse processo de policiamento motorizado de motocicletas, que é uma inovação. O Raio é a maior unidade motociclista do Brasil e conta com homens preparados e capacitados”. Ele ressaltou que “o CPRaio em parceria com as demais forças de segurança do Ceará (Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense) vai contribuir com a redução dos índices de violência”.

O coronel Kilderlan Nascimento, comandante do CPRaio no Ceará, detalhou como será a atuação das equipes. “Estaremos a partir de hoje com 30 policiais, 10 motos e uma viatura 4×4 dando o melhor de nós no policiamento na sede do município de Massapê e na zona rural”, informou. Além da Capital, são 14 bases do CPRaio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 41 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.680 policiais militares atuando em todas as regiões do Ceará com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

Para reforçar a segurança, a população de Massapê vai contar com 15 câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda a cidade, compondo conjunto com outras 54 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 3.438 câmeras no total.

Maria Edwirges da Costa é moradora de Sobral e conferiu a chegada do CPRaio na cidade, em 2015. Nesta quinta-feira, ela foi conferir a chegada da nova base no município vizinho de Massapê. “É muito bom ver a segurança chegando através do CPRaio em várias cidades e em todo o Ceará. Nossa Região ganhou muito com o Raio de Sobral e vai continuar avançando com a chegada em Massapê “.

Marilane Vasconcelos é costureira e também comemorou a chegada do CPRaio. “Ver este Batalhão em Massapê significa que a gente vai ter mais segurança e traquilidade para andar nas ruas. Vamos ficar tranquilas. Nossos filhos e netos vão sair de casa e vão retornar porque terão mais segurança nas ruas”, disse.

Expansão e formação

A formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas.

Ceará Conectado

Ainda durante a solenidade o governador Camilo Santana apresentou o primeiro ponto com wifi grátis do Projeto Ceará Conectado. O ponto de conexão está à disposição da população na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para se conectar, basta que o cidadão informe o nome e o e-mail.

“Os 184 municípios cearenses vão receber wifi gratuito, nos locais de maior concentração de pessoas nas cidades para levar conectividade e internet de qualidade para toda a população do Ceará”, destacou o governador Camilo Santana.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, a prefeita do município, Aline Albuquerque, o deputado federal, AJ Albuquerque, os deputados estaduais, Zezinho Albuquerque, Moisés Brás e Sérgio Aguiar, vereadores do município, prefeitos da Região e demais autoridades.