Primeiro Viva o Parque de março acontece no próximo domingo (6)

3 de março de 2022 - 15:21 # # # # #

Ascom Sema - Texto e Foto

Domingo (6) tem Viva o Parque. O projeto acontece nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Parque Estadual do Cocó, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h. Excepcionalmente o projeto está suspenso no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, devido às obras de melhoria na UC. A programação é totalmente gratuita.

Tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais. O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “Oferece aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas”, disse o titular da Sema, Artur Bruno.

Arvorismo

O arvorismo, que em janeiro estava suspenso, voltou ao Parque do Cocó. “É uma atividade física radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas, pontes suspensas, tirolesa, entre outras, utilizada no turismo, lazer e recreação”, explica o gestor da UC, Paulo Lira. Para participar dessa atividade é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Confira os horários de funcionamento do Arvorismo: sábado, de 8h às 12h e de 14h, e no domingo, de 7h ao meio-dia.

No Cocó também tem passeios de barco pelo rio. Os de 20 minutos funcionam aos sábados, domingos e feriados de 8h às 13h. Tem ainda o de uma hora e dez minutos e o de duas horas. Os dois passeios têm parada de 20 minutos para banho ao lado da ponte da Sabiaguaba, no entanto precisam ser agendados. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (85) 9 8527 8216. Durante o tempo de permanência nas UCs estaduais, é obrigatório o uso da máscara e a manutenção do distanciamento, inclusive durante as trilhas e passeios de barco. Caso o visitante participe de oficinas ou necessite adentrar em áreas fechadas como salas, auditórios e outros, deve apresentar comprovante de vacinação.