Jovens de Horizonte recebem 14º Centro Cearense de Idiomas da rede pública estadual

4 de março de 2022 - 20:15 # # # # # #

Ascom Seduc e Daniel Herculano Texto
Carlos Gibaja e Tatiana Fortes Fotos

Aprender outra língua é um importante passo em direção a melhores oportunidades de trabalho, conhecimento de novas culturas e expansão das perspectivas. Jovens do município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, terão essa oportunidade com a entrega do 14º Centro Cearense de Idiomas (CCI). O equipamento foi inaugurado nesta sexta-feira (4). Participaram o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Educação, Eliana Estrela, entre outras autoridades.

A unidade tem capacidade para atender até 600 alunos da rede pública estadual, que poderão aperfeiçoar os conhecimentos nas línguas inglesa e espanhola. As turmas serão ofertadas de segunda a quinta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 7h30 às 20h30.

O governador Camilo Santana ressalta a importância da aprendizagem de um segundo idioma para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, salientando que o inglês e o espanhol são duas das principais línguas da atualidade.

“A gente sabe que hoje, no mercado de trabalho, o conhecimento de uma segunda língua é muito significativo. Quando o jovem se apresenta em uma seleção de emprego com essa formação, tem grande vantagem. Os cursos nos nossos CCIs não deixam a desejar a nenhum cursinho particular, pois temos o que há de melhor em metodologia, equipamentos, material didático e professores. Hoje, o mundo todo está conectado”, frisa Camilo.

Raissa Gaudêncio, que atualmente cursa a 2ª série do Ensino Médio, aprenderá inglês no CCI de Horizonte. A estudante acredita que a formação na língua estrangeira será um diferencial para as próximas etapas da vida. “Tenho certeza de que isso irá beneficiar muito o meu currículo e facilitará o futuro emprego”, avalia.

Acássio Kauã, que está na 3ª série do Ensino Médio e planeja fazer faculdade de Letras, também estudará inglês na unidade. “É um prazer imenso estar matriculado no CCI, que irá beneficiar vários jovens das nossas escolas do Ensino Médio. Se um dia estiver fora do país, sei que esse conhecimento também será muito útil”, frisa o jovem.

Os cursos no CCI são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. São três anos de curso, distribuídos em seis semestres de aulas.

A matrícula para os centros é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Cada escola tem um número disponível de vagas para a unidade que está situada na regional (Fortaleza) ou no município-sede (Interior). Também há vagas em cada CCI para os docentes e os cursos caracterizam-se como formação continuada.

Os Centros Cearenses de Idiomas foram lançados, em 2018, com o objetivo de oferecer aos estudantes da rede pública estadual de ensino aulas gratuitas de língua estrangeira, proporcionando mais oportunidades acadêmicas e profissionais aos jovens cearenses.

No total, são 14 centros de idiomas, distribuídos em Fortaleza (Shopping Benfica, Shopping Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu e Conjunto Ceará), Caucaia, Crateús, Horizonte, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Maranguape.