No HGWA, panfleto orienta colaboradores e acompanhantes sobre prevenção de quedas

4 de março de 2022 - 10:43 # # # # # #

Bruno Brandão - HGWA - Texto e fotos

Ação ocorre, em princípio, nas enfermarias do equipamento e faz parte do Projeto Paciente Seguro (PPS)

Para orientar colaboradores e acompanhantes de pacientes sobre prevenção de quedas, uma equipe de profissionais de saúde do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), inicia a distribuição de panfletos sobre o tema.

A ação ocorre, em princípio, nas enfermarias do equipamento e faz parte do Projeto Paciente Seguro (PPS), estratégia de metas do Hospital Moinhos de Vento (RS) da qual o HGWA participa. Entre as informações que constam no material, estão orientações de como evitar quedas, consideradas um evento adverso.

De forma lúdica, com desenhos e textos, o panfleto detalha os fatores que podem aumentar os riscos de queda, como a idade, o uso de medicações, as dificuldades para andar e o histórico de ocorrências anteriores. Também são informadas algumas atitudes que podem prevenir possíveis quedas, como o uso de calçados antiderrapantes e de grades nas laterais da cama. É importante, ainda, não deixar que o paciente se levante sozinho e informar à equipe de Enfermagem quando precisar manter distância.

Entre os direcionamentos aos acompanhantes, estão as orientações para solicitar ajuda quando for movimentar o paciente, para verificar se o chão está seco e livre de obstáculos e para conduzir o paciente a sentar na cama durante alguns minutos antes de levantar, evitando tonturas.

Tempo de internação

Para a enfermeira Luciana Pacheco, responsável por coordenar as Clínicas Médicas, a iniciativa entra como meta do diagrama direcionador do PPS. Esse diálogo com os acompanhantes busca facilitar a comunicação e otimizar os cuidados diários. “Conseguimos, pelo informativo, com um formato mais ilustrativo, levar à compreensão sobre as questões relacionadas aos riscos de quedas. É fundamental para prevenir eventos adversos e diminuir, também, o tempo de internação dos pacientes“, pontua.

Material traz informações e imagens para facilitar a compreensão do público-alvo

A coordenadora do Laboratório do HGWA, Elaine Trombeta, que faz parte do grupo Quedas, do PPS, ressalta a importância de disseminar um assunto que pode melhorar a assistência. “O projeto de quedas tem papel fundamental na melhoria contínua dos cuidados, diminuindo e minimizando os riscos de eventos adversos. A ação vem para aumentar a segurança do paciente com medidas de avaliação, garantindo cuidado e ambiente seguro, além de promover a educação de pacientes, familiares e colaboradores”, afirma.