PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

SPS promove I Conferência Regional de Políticas sobre Drogas

4 de março de 2022 - 09:37 # # # #

Ascom SPS - Texto

Gestores e técnicos do poder público, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil dos municípios da macrorregião de saúde de Sobral participam, no próximo dia 10, em Santa Quitéria, da I Conferência Regional de Políticas Sobre Drogas. Promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod), a convenção terá como tema central “Drogas: Cuidados ou Repressão? Desafios e possibilidades da política atual sobre drogas do Ceará”.

As inscrições estão abertas até o próximo domingo, 6 de março, neste link. A conferência contemplará quatro eixos: Prevenção; Cuidado e Reinserção; Controle Social e Redução da Oferta; e Educação Permanente, Estudos e Pesquisas. Os objetivos são ampliar e fortalecer a participação da sociedade civil e governo na construção e maior qualificação das discussões sobre a Política Estadual sobre Drogas.

A titular da SPS, Socorro França, ressalta a importância da colaboração e interação do poder público, sociedade civil e Conselhos Municipais na mobilização, debate e proposição de soluções aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas, no Estado. “Esse é um problema muito complexo, pois envolve pessoas em situações muito delicadas. Quanto maior a participação, a pluralidade de ideias, maiores e melhores são os elementos à formulação de políticas públicas para nos auxiliar no planejamento estratégico e no processo de tomada de decisões”, destaca.

Os inscritos podem escolher até dois temas e participar de formas presencial ou remota. O encontro será realizado na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Monsenhor Luiz Ximenes Freire, das 9 às 17 horas. Os participantes em formato remoto receberão o link de acesso, posteriormente, para o e-mail cadastrado. Esta é a primeira de cinco conferências regionais preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Políticas Sobre Drogas, prevista para o dia 19 de maio próximo, em Fortaleza.

“Levantamento de 2021, do Global Drug Policy Index, revelou que o Brasil tem a pior política de drogas do mundo, pois aposta na repressão como dissuasão, não investe em prevenção e cuidados; e não aplica a redução de danos, prevista na Lei 11.343/06. A Conferência do Ceará busca discutir formas de reversão deste quadro, e fomentar o debate à aplicação de políticas orientadas pelos direitos humanos, com prevenção, cuidado, redução de danos e respeito”, sublinha o presidente interino do Cepod, Ítalo Coelho.

Programação

Os segundo e terceiro encontros regionais transcorrerão, respectivamente, no dia 24 de março, no Eusébio; e em 7 de abril, no Crato. A quarta conferência reunirá representantes dos municípios das macrorregiões de saúde do Litoral Leste e do Jaguaribe, no dia 20 de abril, em Russas. A quinta convenção reunirá os municípios da macrorregião de saúde do Sertão Central, em 5 de maio, em Quixadá.

Serviço

Município: Santa Quitéria
Local: EEEP Monsenhor Luiz Ximenes Freire – Av. Melquíades Mourão, 1913 – Bairro Boa Vista – Santa Quitéria
Data: 10 de março
Horário: 9 às 17 horas