Aleksei Abib ministra oficina de roteiro na Escola Porto Iracema das Artes

7 de março de 2022 - 11:46 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

Até a próxima quarta-feira (9), o Laboratório Cena 15 – Cinema, da Escola Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe inscrições para a oficina “Um DNA de roteiro: beats e escaleta”, com Aleksei Abib. Serão ofertadas 30 vagas para a atividade que ocorre em formato virtual por meio da plataforma Zoom. Para se inscrever, clique AQUI. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 18 de março no site da Escola (portoiracemadasartes.org.br).

As aulas, ministradas pelo diretor, autor-roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país, Aleksei Abib, ocorrerão do dia 21 a 25 de março, das 9h às 12h. De acordo com Manoela Ziggiatti, coordenadora do Laboratório de Cinema, esta oficina é uma oportunidade de aprender a lidar com técnicas de construção de narrativas fílmicas de maneira mais consciente. “Aleksei Abib é um roteirista com muita experiência no campo da formação e desenvolveu uma maneira própria de abordar aspectos estruturantes dos filmes, absolutamente prática, com ferramentas de aplicação, para preparar o trabalho de quem está escrevendo um roteiro”, explica.

A proposta da oficina é trabalhar uma visão microscópica da estrutura do roteiro, perpassando por tópicos como as linhas dramáticas principais e secundárias da roteirização; suas respectivas funções na história e impacto na estrutura; o ponto de vista narrativo; beat sheet e escaleta; os principais paradigmas estruturais e suas diferenças e pontos de contato.

Sobre o professor

Aleksei Abib

É diretor, autor-roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país. Foi script-doctor de filmes como “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); do blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart; entre outros. Foi líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz, e atualmente é um dos consultores de roteiro para o Núcleo Hamaca, junto ao diretor Marcelo Gomes e a atriz ícone do cinema novo, Helena Ignez. Foi também consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, e instrutor de roteiros para a equipe de jornalismo da Rede Globo, e do programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. Foi ainda um dos três consultores nacionais do Projeto Paradiso em 2019 e é professor convidado da EICTV, Cuba, desde 2017, e CHAVÓN, na República Dominicana, desde 2019.

Atualmente desenvolve a adaptação para cinema da obra “A Hora dos Ruminantes”, de J. J. Veiga, do diretor e roteirista André Meirelles Collazo (recém contemplado no PROAC- Desenvolvimento de Longas 2020), escreve o seu primeiro romance, “O TEMPLO”, premiado no PROAC- Categoria Romance, 2020), e desenvolve o projeto “Uma Luta de Classe”, sua estreia na direção de longa- metragem de ficção.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Inscrições para oficina “Um DNA de roteiro: beats e escaleta” com Aleksei Abib

Data: entre os dias 5 e 9 de março, neste link

Período da formação: 21 a 25 de março

Local: Plataforma Zoom

Gratuito