Bombeiros militares salvam nove vidas em praias do Ceará no fim de semana

7 de março de 2022 - 13:16 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

A população, que optou pelas praias como opção de lazer no fim de semana, teve o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para evitar possíveis situações de afogamentos. Da última sexta-feira (4) até o domingo (6), equipes de bombeiros militares atuaram nos salvamentos de nove pessoas vítimas de afogamentos nas praias do Estado. As ações contaram com o apoio de guarda-vidas em praias da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza

Os bombeiros militares evitaram possíveis afogamentos e situações de aglomerações na faixa de areia da Praia do Futuro e do Caça e Pesca – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) da Capital; e praias de Caucaia (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza. As equipes também atuaram em outras praias do Estado, como de Jericoacoara (AIS 17) e Aracati (AIS 18).

“Na Praia do Futuro realizamos 637 prevenções na faixa de areia e cinco salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento. Foram duas banhistas do sexo feminino com idades de 11 e 36 anos, como também três banhistas do sexo masculino com idades de 14, 22 e 37 anos. Encontramos também uma criança de 11 anos de idade, do sexo feminino, que foi entregue aos seus familiares ilesa”, ressaltou o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) do CBMCE.

Equipes da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS) realizaram os salvamentos nas praias da Região Metropolitana de Fortaleza.

“Na manhã de domingo (06), ao assumir o serviço no Posto Vila dos Pescadores no Cumbuco, uma equipe percebeu que uma família estava com dificuldade para sair da correnteza. Com isso, eles desceram rapidamente e conseguiram resgatar uma criança e um adolescente. Por volta das 10h45 houve outro afogamento. A vítima foi resgatada com sucesso”, relatou o 1º tenente Rodrigo Martim 2ªCSMar/BBS.

Além do resgate das vítimas de afogamento, os bombeiros militares realizaram 282 prevenções na faixa de areia e quatro salvamentos de banhistas com vida, em situação de afogamento, todos na região da Caucaia. Sendo uma banhista de 14 anos, e também três banhistas do sexo masculino com idades entre 10 a 16 anos.

A 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede no Aracati, também promoveu prevenções, com 98 ao todo. Já o Posto Avançado de Jericoacoara realizou 275. Não houve ocorrências de resgate de pessoas em situação de afogamento nas áreas de cobertura dessas regiões.