CCBJ celebra Dia das Mulher com semana de programação especial

8 de março de 2022 - 16:07 # # # # # #

Ascom CCBJ - Texto

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e, para celebrar a data, o Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza uma série de atividades virtuais e presenciais dentro da sua programação semanal. Na terça-feira (8), o CCBJ apresenta três eventos abertos ao público, com um acontece no CCBJ e os outros são externos.

O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) em parceria com o Centro União de Moradores da Granja Portugal (CUMGP) promove cine-debate com o documentário “Nós Carolinas”. Uma senhora cheia de memórias sobre o interior de São Paulo. Uma menina que se orgulha de seu cabelo black-power. Uma mulher que voltou a estudar depois dos 50 anos e uma arte-educadora que dribla o tempo para conciliar maternidade e sua vida pessoal. Todas elas unidas por uma mesma geografia: a periferia da cidade de São Paulo. Será na Associação CUBMGP, a partir das 15h, e aberto ao público.

O Cadeira na calçada é um programa do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) que realiza um momento de escuta, de articulação e uma reafirmação de vínculos com a comunidade, principalmente com a comunidade ao lado do CCBJ, a São Francisco. A equipe do CCBJ senta com a comunidade do São Francisco para celebrar esse momento do dia 8 de março, com cada mulher que constrói aquele espaço e ressignificam vidas. O Cadeira na calçada é um espaço onde a comunidade delibera o CCBJ, o posto de Saúde, saneamento ambiental e várias questões que passam no cotidiano da comunidade. O dia 8 de Março é muito significativo para a transformação social e política. Nesse momento as mulheres da comunidade São Francisco irão confraternizar-se e deliberar questões sobre o CCBJ pode intervir na jornada dessas mulheres. Será realizado na Comunidade São Francisco, a partir 16h, e aberto ao público.

O CCBJ abre o Teatro Marcus Miranda para receber a Pré-Bienal com a ação roda de conversa “Leituras Contemporâneas”, com Charlene Ximenes. A mediadora do clube de leituras, comenta com o público as obras de mulheres escritoras de diferentes etnias que têm impactado a literatura contemporânea, como Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi Adichie, Elena Ferrante e Ludimilla Petrushevskaya. A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secult Ceará, por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Bece, por meio do Instituto Dragão do Mar. Será no Teatro Marcus Miranda CCBJ, a partir das 14h.

Durante a semana o CCBJ apresenta outras programações fixas e também reforça outras atrações em alusão ao Dia Mulher como o vídeo estreia do Artista em Pauta com Amanda da Quebrada, uma artista de Fortaleza, cria do Grande Bom Jardim, atriz e produtora do Nóis de Teatro; Professora de Arte; MC na coletiva Festa Crioula; Licenciada em Teatro pela UFC. O Teatro em Pauta vem com o vídeo estreia do espetáculo Pafíase – um grito preso na garganta, da Companhia Crisálida de Teatro. Um vídeo cênico da Companhia Crisálida de Teatro, que traz à tona as angústias do eu profundo com enfoque na temática do silenciamento da mulher (Acessível em LIBRAS).

Tem estreia do Bonjacast, com o Programa Sexta Multi trazendo duas mulheres potentes que fazem a biblioteca Cristina Poeta: Amanda Ribeiro entrevista Jéssica Sousa sobre a sua trajetória profissional e sua relação com a Biblioteca Cristina Poeta/CCBJ, em alusão ao Dia da Bibliotecária.

E para dançar e prestigiar a música brasileira, o Todos os Sons vem com o show presencial ELAS, neste sábado (12), na Praça Central, em alusão ao Dia 8 de Março, com o show ELAS. Sob a condução de Jord Guedes, o show terá por volta de 1h de duração com uma temática pertinente às lutas e conquistas das mulheres, bem como à denúncia de desigualdades e discriminações. O ELAS amadureceu e se tornou um um projeto de protagonismo feminino para exibição dos trabalhos musicais das mulheres artistas cearenses.

Programação reduzida

08/03 às 14h – [PRESENCIAL] SOLICITAÇÃO DE PAUTA: Roda de conversa “Leituras Contemporâneas”, com Charlene Ximenes, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ.

09/03 às 17 – ARTISTA EM PAUTA: Amanda Da Quebrada Alusão ao dia da Mulher, no YouTube CCBJ.

10/03 às 18h – TEATRO EM PAUTA: Companhia Crisálida de Teatro apresenta “Pasífae – um grito preso na garganta”, no YouTube CCBJ.

11/03 às 16h – BONJACAST: Dia do Bibliotecário, com Jéssica Sousa, no YouTube CCBJ.

11/03 às 17h – ESTÚDIO EM PAUTA: Jefferson Juan apresenta “…”, no YouTube CCBJ.

11/03 às 18h – [PRESENCIAL] SOLICITAÇÃO DE PAUTA: Exibição da performance audiovisual “Grande Mistério” + bate-papo, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ.

12/03 às 18 – [PRESENCIAL] I TODOS OS SONS: Show “Elas no CCBJ”, na Praça Central do CCBJ.

13/03 às 18h – ARTES INTEGRADAS: Brincantes Sonoros apresentam “Um labirinto – sonoras Rio maranguapinho”, no YouTube CCBJ.