“Quando você transcende as expectativas que lhe impõem, tudo ao redor muda”, garante a jovem aprendiz Joana Lopes

8 de março de 2022 - 11:33 # # # # #

Letícia Maia - Ascom Sesa Texto
Joana Lopes/Arquivo Pessoal Fotos

Para Joana, uma mulher trans, a oportunidade profissional recebida veio consolidar o início de uma trajetória pautada pela inclusão

Aos 21 anos, Joana Lopes tem dado os seus primeiros passos no mercado de trabalho no setor de Regulação da Gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Mulher trans, a jovem aprendiz traz, em sua essência, a vontade de ascender pessoal e profissionalmente, emanando todo o empoderamento conquistado ao longo da vida.

“A partir do momento em que você transcende as expectativas que lhe impõem, tudo ao seu redor muda. Sempre me identifiquei como mulher, mas a minha transição aconteceu aos 17 anos, quando tive acesso a informações sobre identidade de gênero”, conta.

Apesar dos desafios impostos pela decisão, o sentimento é de plenitude. “Em relação a algumas esferas da vida, incluindo a familiar, certas coisas se tornaram mais difíceis. Mas, mesmo assim, hoje eu consigo ser eu. Minha transição me mostrou que eu posso ser a mulher que eu sempre quis e lutar pelo respeito que todas as pessoas trans merecem”, aponta.

Segundo Joana, a oportunidade profissional recebida veio consolidar o início de uma trajetória pautada pela inclusão. “Esperei muito por esse estágio. Ele me realiza e me faz saber que uma mulher trans pode, sim, ocupar uma vaga formal. Desde que entrei, minha vida mudou muito. Tenho aprendido coisas que levarei comigo. Inclusive, entrei em uma faculdade do ramo para me qualificar ainda mais”, comemora.

Respaldada pela própria história, Joana envia uma mensagem para todas as mulheres. “Eu diria que, neste dia e em todos os outros, devemos seguir em frente sem medo de enfrentar o novo. Não importa qual a idade, devemos aproveitar qualquer chance de aprendizado e, principalmente, não desistir de nós mesmas”, incentiva.