HGCC passa a integrar a Rede Pontos de Luz de apoio a mulheres, jovens e crianças em situação de violência

9 de março de 2022 - 09:37 # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - Fotos

Sensibilização sobre a iniciativa ocorrerá durante o mês de março e pretende envolver todos que atuam na unidade hospitalar

O apoio, a escuta e a atenção destinados a mulheres vítimas de violência sexual e/ou doméstica formam o pilar do atendimento a adultas, jovens e crianças nesse contexto no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o equipamento inicia a sensibilização sobre a Rede Ponto de Luz. A iniciativa acolhe mulheres a partir de 12 anos em situação de violência e promove o cuidado integral, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora do Serviço Social do HGCC, Andrea Soares, afirma que a atuação do projeto está voltada para proporcionar um acesso rápido e acolhedor para cuidar, orientar e dar todo o suporte necessário e em tempo hábil. “O Hospital César Cals passa a integrar a Rede Pontos de Luz, ampliando e fortalecendo a assistência já prestada pela unidade em casos de pacientes em situação de violência”.

Leia também: Grupo Condutor Estadual da Rede Pontos de Luz toma posse

No hospital, o atendimento inicia na Emergência Obstétrica, no Acolhimento. Diante de casos que apontam para violência, os setores de Psicologia e Serviço Social são acionados para fazer a escuta qualificada e para providenciar os encaminhamentos. Depois, as mulheres serão encaminhadas para acompanhamento ambulatorial por seis meses, com suporte médico, psicológico e de assistência social.

Acolhimento em rede

João Carlos Teixeira é guarda patrimonial e atua na entrada da Emergência. Ele diz que as informações passadas são essenciais para desenvolver o trabalho de acolhimento. “No próprio dia a dia do nosso trabalho, fica até melhor para a gente atender. Estamos aqui para ajudar da melhor forma possível e correta”, avalia.

Profissionais do HGCC receberam panfletos com informações sobre fluxos e atendimento

A técnica em Enfermagem Vanda Xavier do Nascimento também aprova a iniciativa. Para ela, a Rede Pontos de Luz no HGCC “vai ajudar muito as mulheres com o acompanhamento e a atenção especializados”.

Durante toda manhã e tarde desta terça, profissionais foram orientados e apresentados ao projeto. Eles receberam panfleto com explicações, fluxo de atendimento, sinais de alerta, telefone de referência para contato, membros do projeto no HGCC e relação com as instituições que compõem a rede.

Na Saúde do Ceará, os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Infantil Albert Sabin (Hias), também na Capital, e Regional Norte (HRN), em Sobral, integram a Rede Pontos de Luz.