PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Homem que figurava o Programa Estadual de Recompensa da SSPDS é preso pela Polícia Civil

9 de março de 2022 - 14:36 # # # #

Ascom PC-CE -Texto e foto

Mentor de cinco homicídios no bairro Sapiranga, em dezembro do ano passado, e incluído na lista do Programa Estadual de Recompensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), José Ivan Alves da Silva Filho, conhecido como Filho, de 30 anos, foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), nessa terça-feira (08), em uma comunidade conhecida como Conjunto Nova Conquista, em Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura, mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva, foi realizada por equipes da 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Com passagens por tráfico de drogas e crime de trânsito, “Filho”, que, segundo as investigações policiais, é partícipe de um grupo criminoso, é um dos responsáveis por articular e arquitetar o crime, que teve como vítimas cinco pessoas, no dia 25 de dezembro de 2021. “Filho” foi preso, na manhã de ontem, em um ponto comercial. No momento da abordagem, ele tentou quebrar dois aparelhos celulares, a fim de se desfazer de materiais comprobatórios. Entretanto, os objetos foram recuperados e apreendidos pelos investigadores.

Ainda com base nas investigações, coordenadas pela 7ª Delegacia do DHPP, 23 pessoas foram citadas com envolvimento direto nas cinco mortes, 14 delas já foram capturadas pelas Forças de Segurança do Estado. Armas e munições também foram apreendidas, durante as prisões. “Filho”, que é a 14ª pessoa presa, foi conduzido ao DHPP, onde teve a decisão judicial em seu desfavor cumprida. Com isso, ele se encontra à disposição da Justiça.

Prisões do Programa de Recompensa

De todos os alvos incluídos no Programa Estadual de Recompensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), instituído em 2019, 14 já foram localizados, sendo uma mulher e 13 homens. Seis homens foram capturados em outros estados da Federação. As localizações ocorreram no Piauí (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (3).

A única mulher incluída na lista e que já está presa foi capturada em Jijoca de Jericoacoara, no litoral cearense. Os demais presos foram localizados em Barreira, Fortaleza e Sobral. A Polícia Civil segue à procura de Francisco Wellington Bezerra da Silva Filho (33), conhecido como “Bombado”, que segundo as investigações, também é mentor e tem ligação direta nas mortes registradas na Sapiranga. As recompensas podem variar entre R $5 mil e R $8 mil para alguns nomes.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.