Ação conjunta resulta nos resgates de animais abandonados no bairro Pirambu

11 de março de 2022 - 14:50 # # # # #

Ascom SSPDS

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) culminou nos resgates de três pitbulls, um pinscher, dez pássaros e peixes ornamentais. A ocorrência, na noite dessa quinta-feira (10), foi no bairro Pirambu, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. Os animais foram abandonados em um imóvel e entregues a uma instituição protetora de animais.

O caso iniciou no dia anterior, a partir de uma denúncia em torno de uma investigação conduzida pela Polícia Civil. Ao chegarem ao local, os policiais civis encontraram o imóvel abandonado com três pitbulls acorrentados, um pinscher, dez pássaros e peixes ornamentais no pavimento superior. No dia seguinte, foi prestada uma queixa de crime ambiental e a equipe policial retornou ao imóvel, sendo informada de que os animais teriam sido abandonados há mais de cinco dias.

Diante do fato, a equipe policial acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O Corpo de Bombeiros e a Associação Protetora dos Animais (APA) também estiveram no local. Ao chegarem ao imóvel, os bombeiros militares alimentaram e forneceram água para os cachorros, que estavam desidratados e famintos. Após ganharem a confiança, os cães foram encaminhados a uma clínica veterinária e, em seguida, ao abrigo da APA – mesmo destino dos pássaros e dos peixes.

Por meio de portaria, um inquérito policial foi aberto pela DPMA, unidade da PC-CE responsável por identificar e autuar os suspeitos pelo crime de maus-tratos. Já em relação aos pitbulls, a APA informa que, dada a condição de saúde, o abrigo dará continuidade ao atendimento veterinário e, tão logo seja possível, os pitbulls estarão disponíveis para adoção. Um vizinho ao imóvel assinou um termo de doação e se tornou o responsável legal pelo pinscher.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3247-2630, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), ou ainda pelo e-mail: dpma.ceara@gmail.com.

As informações também podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.