Corpo de Bombeiros e Ciopaer atendem ocorrências após fortes chuvas em Várzea Alegre

14 de março de 2022 - 15:58 # # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

 

O Governo do Ceará enviou, no sábado (12), equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para atuarem no município de Várzea Alegre – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado, após a região ser atingida por fortes chuvas. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também foi enviada para auxiliar nas ações. Até o momento, 11 pessoas já foram resgatadas com vida.

Em suas redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que tem “acompanhado desde cedo a situação da comunidade Caraíbas, na zona rural de Várzea Alegre, que foi fortemente atingida pelas chuvas deste sábado. Imediatamente determinei ao secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, todo apoio das nossas forças de segurança para ajudar as famílias atingidas pelas cheias. Nossas equipes de proteção social também estão no local em apoio às famílias, acompanhando a situação”. “O Governo do Estado do Ceará não medirá esforços para minimizar os danos aos irmãos e irmãs de Várzea Alegre”, completou.

As guarnições do Corpo de Bombeiros com apoio da Ciopaer atuam de forma ininterrupta na região. Durante os atendimentos, onze pessoas já foram resgatadas com vida, sendo quatro idosos e uma gestante. As vítimas estavam ilhadas após passagens terrestres localizadas, na zona rural de Caraíbas, ficarem submersas com o rompimento de pequenas barragens.

No local, bombeiros militares de Fortaleza, Crato e Iguatu somam esforços com a defesa civil municipal nos resgates. Já a Ciopaer, atua com um helicóptero enviado da base de Juazeiro do Norte, a Fênix 07. A equipe é composta por um piloto, um copiloto, três tripulantes e um médico. A Defesa Civil segue monitorando o açude Ubaldinho em Cedro, também na AIS 21, que está com laminação de 56 centímetros. Ele é responsável por barrar a água de outros mananciais da região.