Nova etapa inaugurada do Anel Viário do Cariri deve desafogar trânsito de cargas pesadas no Crajubar

15 de março de 2022 - 18:09 # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional - Texto
Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos

A terceira etapa do Anel Viário do Cariri foi inaugurada na tarde desta terça-feira (15). O governador Camilo Santana esteve em Juazeiro do Norte para entregar o trecho, que vai do entroncamento da Avenida Padre Cícero/CE-292 (Crato) ao da Avenida Leão Sampaio/CE-060 (Barbalha). O investimento foi de R$ 46 milhões. Esta etapa tem 6,84 km e integra a chamada de Avenida do Contorno de Juazeiro do Norte.

A via vai desafogar o trânsito de cargas pesadas de dentro das cidades que compõem o Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), além de encurtar a distância entre elas. “Esta etapa são quase sete quilômetros. Já está em obra o outro trecho ligando até o aeroporto, e vamos fazer do aeroporto até a entrada para Caririaçu. O papel do Estado é criar essa infraestrutura que gere negócios, empregos e oportunidades para as pessoas. Isso faz parte de uma estratégia para gerar oportunidades e trazer pessoas para fazer investimentos aqui no Cariri”, ressaltou o governador Camilo Santana.

Uma das maiores cidades do interior, Juazeiro do Norte tem a quinta maior frota de veículos dos municípios de médio porte do Norte e Nordeste, de acordo com o seu prefeito. O gestor municipal reconheceu o ganho para a mobilidade que a obra possibilita a quem transita por ali. “Uma obra como essa, além de trazer comodidade para as pessoas, possibilita o desenvolvimento de uma cidade. Nós, prefeitos da região do Cariri, somos muito gratos ao governador por mais essa importante obra. Só quem sabe a importância desta obra é quem tem a necessidade de chegar com urgência no centro da cidade e vai sair daquele fluxo”, destacou Gledson Bezerra.

Outro beneficio dessa obra é permitir que motoristas que trafegam no sentido de Fortaleza em direção a Caririaçu acessem o Anel Viário e saiam na Av. Leão Sampaio, podendo seguir até a BR-116 e para estados ao Sul do País, em especial nos períodos de romaria. A nova rota traz economia de tempo, além do conforto de transitar por uma via nova, sinalizada e segura.

Motorista há oito anos, Pedro Silva trafega corriqueiramente com o caminhão que dirige pela região. Ele conhece há tempos o trânsito local e enalteceu o papel do Anel Viário no ganho de tempo para quem transita por ali com carro grande. “Sempre passo por aqui. O trânsito agora melhorou bastante. A gente perdia muito tempo quando era lá por fora. Eram 45 minutos e por aqui agora a gente faz em 12 minutos”, comemorou o motorista a economia de tempoe, consequentemente, de combustível.

Outros trechos

O trecho 5 da duplicação do Anel Viário do Cariri está com 35% de sua obra concluída. Ele terá 6,88 km de extensão. Já o trecho 6 deve ter sua obra iniciada em breve, conforme andamento de finalização de projeto e licitação.

Outras duas etapas, somando três trechos e 8,56 km, já tinham sido entregues, com dois viadutos, além de canteiro central com bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical. O trecho 1 contemplou 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho; o trecho 2, com 2,8 km de extensão, e o trecho 3, com 2,36 km, ligam a ponte sobre o Rio Salgadinho à rua Beatriz Gondim Santana e seguem até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para o Crato.

Também participaram da inauguração, entre outras autoridades, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, além do presidente e do primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e Fernando Santana, respectivamente.