Papo Saúde destaca abordagens educacionais que fazem a diferença na formação do residente de Medicina de Emergência no Ceará

15 de março de 2022 - 13:48 # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP Texto
David Tomás Arte gráfica

Especialidade que abrange o diagnóstico e o tratamento de qualquer paciente que necessite de cuidados diante de uma situação imprevista, a Medicina de Emergência possui responsabilidade estratégica dentro dos sistemas modernos de saúde. Garantir que seus preceitos sejam adotados na prática, no entanto, pode impor desafios aos profissionais e requer a oferta de bons programas de formação.

No Ceará, uma das iniciativas para capacitar médicos na área parte da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Por meio da Residência Médica, a autarquia tem desenvolvido abordagens educacionais que vão além da teoria e inovam no processo de tornar a especialização mais eficiente.

A Unidade de Suporte Avançado (USA) Acadêmica é um dos exemplos. Com a estrutura móvel, o residente, já no primeiro ano de curso, pode ter a vivência do atendimento pré-hospitalar. A atividade conta com o acompanhamento de condutor socorrista, enfermeira, médico preceptor e acadêmico.

Nesta terça-feira (15), estas e outras estratégias educacionais do programa ganharão destaque no Papo Saúde ESP, a partir das 19h30, no perfil @espceara (Instagram). Na ocasião, também serão explanados o histórico, os avanços e os desafios da especialidade no estado.

Para a live, foram convidados o coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência da ESP/CE e gerente do SAMU Fortaleza, Frederico Arnaud; a enfermeira e assessora técnica da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE, Bárbarah Rebouças; e o residente de Medicina de Emergência, Lucas Ximenes. Já a apresentação do bate-papo virtual será da gerente de Extensão em Saúde, Luciana Rocha.

Durante a transmissão, o público também terá espaço para fazer perguntas e apontamentos sobre o tema.

Serviço

Papo Saúde
Medicina de Emergência: abordagens educacionais inovadoras que fazem a diferença na formação do residente
Data: terça-feira (15), às 19h30
Local: perfil da ESP/CE no Instagram