Seduc comemora Dia da Escola neste 15 de março

15 de março de 2022 - 14:06 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
Divulgação Fotos

A data de 15 de março é festejada no meio educacional como sendo o Dia da Escola. Espaço considerado fundamental para a formação pessoal, que tanto propicia a aquisição de saberes como a convivência entre os diferentes, a escola é uma das instituições consagradas na sociedade, pela experiência humana que proporciona. Neste universo, muitos atores exercem papel ativo para que o processo educacional aconteça, mas são professor e aluno os personagens principais, já que, sem os quais, nada faria sentido.

A história de vida de Maria Rydleily de Albuquerque Leal com a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Leopoldina Gonçalves Quezado, no município de Aurora, concentra estas duas perspectivas. Ex-aluna do curso técnico em Agrimensura e atualmente professora de Matemática na unidade de ensino, ela diz ter um “misto de sentimentos” relacionados à instituição.

Aos 24 anos, Rydleily agora é colega de profissão dos antigos professores. “Concluí em 2014 minha trajetória como discente na EEEP Leopoldina e em 2022 consegui voltar como professora de Matemática. É um prazer agora ter Samária Nascimento como coordenadora da área, que na época de aluna foi minha professora de matemática, e que inspirou minha formação”, enaltece.

A vida de educadora começou cinco anos atrás, lecionando no Ensino Fundamental 2, numa escola da rede privada de Aurora. No entanto, a volta para a escola que a graduou teve um significado diferente, justamente pelas memórias afetivas construídas ali.

“Sou da primeira turma do curso de Agrimensura da escola e considero que minha passagem como aluna na EEEP foi um divisor de águas, com vivências únicas. Fiz muitos amigos, alguns considero até hoje como parte da minha família. Participar do Grêmio foi uma satisfação, representar os alunos e ser exemplo para alguns contribuiu bastante para minha ascensão pessoal e profissional”, rememora.

Na época de aluna da escola, Rydleily foi secretária do Grêmio Estudantil Força Jovem

Rydleily foi ainda monitora de várias disciplinas, entre elas matemática. A oportunidade de ter auxiliado os colegas foi mais um fator a influenciá-la na escolha acadêmica. O curso técnico em Agrimensura, por sua vez, também lhe rendeu um diferencial no currículo. Tanto que, quando tinha 20 anos, foi convidada para exercer o cargo de coordenadora de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Aurora.

“Além de licenciada em Matemática e especialista em Metodologia do Ensino da Matemática, também sou formada em Tecnologia em Saneamento Ambiental e pós-graduada em Engenharia Ambiental”, complementa.

Rydleily diz que se empenha em fazer do ensino da matemática algo leve e instigante, de forma que a aprendizagem faça sentido para os estudantes. “Devemos aprender não somente para uma avaliação acadêmica, mas sim para a vivência pessoal. Sempre busco mostrar a eles, em forma de dinâmicas e práticas, o mundo mágico dos números. Procuro aproximá-los da matemática de uma maneira que percebam sua relevância e real necessidade em nossas vidas”, ressalta.

 

Grupo de professores da EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado em 2022