Centro Dragão do Mar apresenta dois espetáculos de dança gratuitos e acessíveis em Libras nesta semana

17 de março de 2022 - 16:09 # # #

Ascom Centro Dragão do Mar

Os acessos são disponibilizados na plataforma Sympla Bileto, a partir das 15h, um dia antes de cada apresentação, e na bilheteria física, uma hora antes de cada espetáculo, até o limite de 250 lugares.

 

Dando continuidade à programação que marca a retomada das atividades presenciais no Teatro Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresenta, nos dias 17 e 20 de março, dois novos espetáculos de dança gratuitos e acessíveis em Libras. O acesso será liberado mediante retirada antecipada de ingressos na plataforma Sympla Bileto, às 15h, no dia anterior a cada apresentação, ou na bilheteria física, uma hora antes do início dos espetáculos, até o limite de 250 lugares.

Na quinta-feira (17), às 19h, o espetáculo de dança “Área”, que tem coreografia e direção de Luís Alexandre e Rosa Primo, traz jovens que desenvolveram ou desenvolvem atividades ligados à Rede Cuca para apresentar a criação coletiva, que traz à cena diferenças partilhadas e diferentes corporeidades sob o tema do meio ambiente e as questões socioeconômicas a ele relacionadas. O projeto artístico foi concebido a partir do percurso criativo para a Bienal Internacional de Dança do Ceará, em 2021.

No domingo (20), às 17h, sob direção da multiartista e diretora Andréia Pires, “Zabumba”, traz um belíssimo espetáculo cênico-musical que celebra o Nordeste e a riqueza da sua cultura. O CDMAC segue os protocolos estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto, portanto, o acesso às apresentações no Teatro segue condicionado à apresentação do passaporte vacinal completo para maiores de 12 anos e de documento de identificação com foto, além do uso de máscara.

Sobre os espetáculos

ÁREA

Sinopse

Área de proteção ambiental, área de risco, área de ocupação, área de vegetação nativa, área de poluição, área da pesquisa… Área também é um conceito matemático que pode ser definida como quantidade de espaço bidimensional, ou seja, de superfície. Na geografia e cartografia, o termo área corresponde à projeção num plano horizontal de uma parte da superfície terrestre. Assim, a superfície de uma montanha poderá ser inclinada, mas a sua área é sempre medida num plano horizontal. Área é espacializar, horizontalizar, aterrar. É mangue, é rizoma. Seu lugar é passagem, mediação, perspectiva. Área pode ser onde for. É nômade. Carrega. Inventa-se. Em coletivo, estende-se.

Ficha Técnica

Coreografia e Direção: Luís Alexandre e Rosa Primo
Elenco: Clarisse Souza, Deborah Helena, Ewerson Vitoriano, Fran Córnio, Jônatas Joca, Jonathan Lacration, Kew Ajani, Luan Nunes, Lucas Vaz, Manu Gomez e Rickson Barros
Música: Robert Lippok, Komet e Mateus Fazendo Rock
Trilha Sonora/Edição: Rickson Barros e Luís Alexandre
Figurino: O grupo
Iluminação: Walter Façanha/Ciel Carvalho
Fotos: Allan Diniz
Produção Executiva: Jota Jr Santos

ZABUMBA

Sinopse

Nesse Nordeste falam pernas, braços, cactos, hortas, comidas plantadas e colhidas, sacas vendidas, navios paridos, afundados falidos no oceano de cristal, a sombra da vitória e do lucro esconde nosso rosto, da foto do livro oficial. Mas a garra e a coragem iluminam nossos nomes completos repletos de cor e hoje nessa narrativa, sem as capitanias, nem mão de obra, emergem do nosso café um lindo som, sabedoria e construção sem apropriação. Danças, português, matemática, histórias, geografias, cantorias, biologias, dia de reis, ave Marias.

Ficha Técnica

Direção: Andreia Pires
Bailarinos: Aline Monteiro | Larissa Goes | Rafael Abreu | Sarah Escudeiro | Vinicius Cafer
Direção Musical: Pedro Madeira
Produção Executiva: Aline Monteiro
Músicos: Pedro Madeira | Igor Ribeiro | Caio Ramirez.
Iluminação: Fábio Oliveira
Figurino: Deyvson Freitas
Cenário: Rodrigo Frota

Serviço

Dragão do Mar apresenta espetáculos gratuitos de dança no Teatro Dragão do Mar
“Área”, com direção e coreografia de Luís Alexandre e Rosa Primo
Dia 17, às 19h. 40min. Livre
“Zabumba”, com direção de Andréia Pires
Dia 20, às 17h. 50min. Livre
Espetáculos acessíveis em Libras
Mais informações