II Conferência Regional sobre Drogas vai reunir 40 municípios

18 de março de 2022 - 13:28 # # #

Ascom SPS

A cidade do Eusébio sediará, no próximo dia 24, a II Conferência Regional de Políticas sobre Drogas. Promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod), o encontro reunirá gestores e técnicos do poder público, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil dos 40 municípios da macrorregião de saúde de Fortaleza.

As inscrições vão até o dia 20 e podem ser feitas pelo link. São ofertadas 120 vagas presenciais e 800 remotas. Esta é a segunda de cinco conferências regionais preparatórias para a I Conferência Estadual de Políticas Sobre Drogas, prevista para 19 de maio próximo, em Fortaleza. O tema central é “Drogas: Cuidados ou Repressão? Desafios e possibilidades da política atual sobre drogas do Ceará”.

As convenções contemplam quatro eixos de discussão: Prevenção; Cuidado e Reinserção; Controle Social e Redução da Oferta; e Educação Permanente, Estudos e Pesquisas. Os participantes podem escolher até dois temas. Os objetivos são ampliar e fortalecer a participação da sociedade civil e Governo nos debates sobre a Política Estadual sobre Drogas.

“As conferências são sinônimo de democracia, garantem direito à voz da sociedade, a possibilidade de poder participar da construção de políticas públicas, que impactam no cotidiano das pessoas. O resultado final dessas conferências regionais será a construção de um Plano Estadual de Políticas sobre Drogas, a ser executado pelo Governo do Estado, nos próximos quatro anos”, destaca a secretária-executiva do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra.

O encontro será realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das 8h às 17h. A primeira conferência regional foi realizada em Santa Quitéria, no último dia 10, e reuniu representantes dos municípios da macrorregião de saúde de Sobral.

As terceira e quarta convenções serão realizadas, respectivamente, nos dias 7 e 20 de abril, no Crato e em Russas, reunindo representantes dos municípios das macrorregiões de saúde do Litoral Leste e do Jaguaribe. A quinta reunirá municípios da macrorregião de saúde do Sertão Central, em 5 de maio, em Quixadá.

Serviço

Município: Eusébio
Local: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rua São José, S/N – Precabura
Data: 24 de março
Horário: 8h às 17h