Museu de Arte Contemporânea do Ceará se despede do Bode Ioiô neste domingo (20)

18 de março de 2022 - 15:36 # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Centro Dragão do Mar

Projeto de Itinerância encerrará presença no Museu com instalação-performance da artista travesti Sy Gomes.

No dia 9 de março de 2022, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) abriu o projeto “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)”, recebendo o histórico personagem acompanhado da instalação “Ioiô não vai votar”, experimentação artística de Sy Gomes que provoca reflexões sobre política, representatividade e democracia, convidando o público a votar em um novo pleito onde concorrem uma travesti e Ioiô. O bode mais famoso do nosso estado permanecerá no Museu até o próximo domingo (20), com visitações gratuitas das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. No dia do encerramento, às 16h, Sy Gomes performará a contagem dos votos deixados pelo público ao longo dos últimos 11 dias.
Relembrando o período em que o icônico personagem foi eleito como forma de protesto, a artista questiona o tratamento conferido a vidas travestis, muitas vezes tratadas com desumanidade e sem participação efetiva na política. No ano em que se dará nova eleição, Gomes convida à reflexão: “Quais insatisfações políticas levariam a população a votar em uma candidatura trans/travesti? Quem se importa com uma política feita pelas pessoas que mais sofrem violência de gênero em toda sua vida?”.

Encerrada a passagem pelo MAC-CE, o Bode Ioiô seguirá, entre os dias 22 de março e 3 de abril, para a sala 01 do MCC, onde passará a compor a instalação “O universo fabuloso do Bode Ioiô” e serão realizadas também ações virtuais e presenciais alusivas à presença da ilustre visita.

Sobre o Bode Ioiô

Trazido por retirantes sertanejos, o Bode Ioiô viveu em Fortaleza na década de 1920, chamando atenção por perambular pelas ruas do Centro, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira. De acordo com a história popular, foi assim nomeado por percorrer sempre o mesmo caminho, entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Em 1922, como forma de protesto da população, descontente com a política local, foi eleito vereador da cidade. Ioiô nunca foi empossado oficialmente, mas virou celebridade e foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará, logo após sua morte, em 1931. Citado em obras de memorialistas cearenses como o poeta Otacílio de Azevedo e o historiador Raimundo Girão, é um dos mais célebres personagens populares de Fortaleza, assunto de documentários, histórias de cordel e livros infantis, chegando a ser tema de enredo de escola de samba carioca, em 2019.

Sobre o Projeto “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)”

O programa celebra os 90 anos de fundação do Museu do Ceará e o centenário de eleição do personagem histórico como vereador. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é o primeiro integrante da Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) a receber o Bode Ioiô, que além de passar pelo Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e pelo Museu da Cultura Cearense (MCC) circulará ainda pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), pelo Sobrado Dr. José Lourenço, pelo Theatro José de Alencar e pelo Cineteatro São Luiz.

Serviço:

Encerramento do projeto “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)” no Museu de Arte Contemporânea do Ceará com a instalação-performance “Ioiô não vai votar”, de Sy Gomes
Data: 20 de março de 2022 (domingo)
Horário: 16h
Local: No Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Gratuito. Livre