Semace: com chuvas, Fortaleza apresenta apenas 12 trechos de praias próprias para banho

18 de março de 2022 - 13:01 # # # #

Ascom Semace

A intensidade das chuvas na capital fortalezense fez reduzir o número de trechos próprios para banho na orla marítima. Dos 19 trechos divulgados na semana passada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), apenas 12 estão em conformidade segundo novo boletim de balneabilidade divulgado pela autarquia nesta sexta-feira (18). A Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Superintendência realiza o monitoramento de 32 trechos em Fortaleza.

No setor Leste, seis trechos estão próprio para a recreação primária, sendo: postos dos Bombeiros 02, 03, 06, 07 e 08, Praça 31 de Março.

O setor Centro vem em segundo lugar do boletim apresentando quatro trechos adequados, dentre eles entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro.

O setor Oeste surge em terceiro com dois trechos em conformidade: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó; entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça.

Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.

Chuvas em Fortaleza

Nesse período chuvoso, a Semace informa que a intensidade de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.

Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.