Plantio de árvores na área atingida pelo incêndio no Parque do Cocó marca abertura da Festa Anual das Árvores 2022

21 de março de 2022 - 09:37 # # # #

Ascom Sema

Nesse domingo (20), pela manhã, um plantio de 80 mudas de árvores nativas na área atingida pelo incêndio que ocorreu recentemente no Parque Estadual do Cocó – no Polo de Lazer da Aerolândia, próximo à sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) -, marcou a abertura da Festa Anual das Árvores 2022. “Vamos plantar 600 mudas para substituir as 300 que perdemos com o incêndio, num ato de amor ao Cocó. Mas, em todo o Estado, a meta é chegar a 70 mil, e depois 100 mil até o final do ano, na maior ação de florestamento e reflorestamento da nossa história. Isso será possível porque o governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem diversos parceiros, nas áreas pública e privada”, explicou o titular da Sema, Artur Bruno.

Presentes ao evento, além de várias outras autoridades, o presidente da CDL, Assis Cavalcante; Edgar Gadelha, da Fiec; o empresário Pio Rodrigues, da CRolim Engenharia; Jadson Cruz, vice-governador do Lions Clube; Cel. Isaac, comandante do BPMA; Cel. Teógenes Coelho, da SSP; Estevão Romcy, chefe de gabinete da SER VII da Prefeitura de Fortaleza; Cel. Ronaldo Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros; professora Jucineide Fernandes, secretária executiva da SEDUC; Carlos Alberto Mendes, da Semace; Lana Nascimento, pró-reitora de Extensão da UECE; e o presidente da FAEC, Amílcar Silveira. Pela SEMA, o secretário executivo, Fernando Bezerra; o professor Luiz Ernesto, do programa Cientista Chefe; além de diversos colaboradores da secretaria.

O evento foi iniciado com uma apresentação de percussão realizada por crianças e adolescentes que integram o projeto Brigada da Natureza, projeto realizado pela Aquasis em parceria com o Sesc/CE. O Sesc Iparana esteve presente com atividades de educação ambiental e preservação dos recursos naturais, dentre elas a exposição de frutos e sementes e de adubos orgânicos e minerais. Após as falas da solenidade de abertura, houve plantio de 80 mudas pelos participantes, numa ação que teve presença maciça dos AJAs de Fortaleza, sob supervisão do coordenador de Fortaleza, Ronyere Barbosa.

Atividades irão até dia 27

A Festa Anual das Árvores prossegue até o dia 27 de março, com atividades em 152 municípios e 20 Unidades de Conservação estaduais, além de cerca de 300 escolas estaduais, ONGs, instituições públicas e empresas privadas. “Os quase 10 mil integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) terão participação direta nos plantios”, explica o técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS), da SEMA, Sérgio Mota. Ulisses Rolim, coordenador da COEAS, informou que FAA2022 terá como tema “Árvores nativas do Ceará: plante esta ideia”, prestigiando a Lei Estadual nº 16.002/2016 (Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas).

Este ano, a FAA tem uma novidade. Para facilitar e dar publicidade ao processo de plantio, cada árvore semeada será registrada e acompanhada virtualmente por um aplicativo. “Em todos os locais, os participantes serão orientados a bater fotos com o celular e registrar a ação por meio de um APP, da empresa Here is Green”, explicou o empresário André Verçosa, autor da iniciativa.

Parceiros são bem vindos

Quem quiser se somar às ações de plantio, pode entrar com a Sema. Os parceiros podem colaborar de diversas formas: 1. Organizando ações de plantio nos locais de trabalho; 2. Fornecendo mudas para distribuição nas diversas ações de plantio; 3. Ajudando no transporte de mudas dos locais de produção ou armazenamento para os locais de plantio. A Sema apoia os participantes com material promocional (camisas e bonés e folders educativos), divulgação nas mídias e apoio com técnicos para palestras. As empresas e instituições participantes também terão contabilizada pontuação para concorrer ao Selo Empresa Sustentável, concedido pela Sema.