Artigo da Supesp é selecionado para a página da Interpol

22 de março de 2022 - 14:16 # # # # #

Acom Supesp - Texto

Sob o tema do Sistema Agilis, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) terá um artigo publicado na página oficial da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), onde detalhará o funcionamento de uma das principais ferramentas para uso no combate à criminalidade. O artigo, de autoria do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos e do jornalista Luís Costa, será publicado na versão português e inglês e também já está disponível no site da Supesp, www.supesp.ce.gov.br/artigos.

Para o secretário Sandro Caron, a Supesp se notabiliza por prestar um serviço de excelência dentro do seu domínio, que é o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas para uso pelos agentes de segurança em todo o Ceará. “Essa é a segunda projeção internacional da Supesp e, por consequência, de uma política pública mais ampla pensada pelo Governo do Ceará na área da segurança”, enfatizou o secretário.

O Agilis consiste em um sistema capaz de integrar inúmeros bancos de dados. A integração de informações para os homens e mulheres que fazem a segurança pública já é um grande diferencial da nova ferramenta. Fazendo jus ao seu nome, o Agilis servirá como um forte e ágil aliado na identificação de veículos automotores que tenham sido utilizados em práticas criminosas ou que tenham ligação com alguma pessoa em conflito com a lei. Outro ponto que merece destaque é a forma didática com que a ferramenta se apresenta, com mapas interativos, imagens, ícones e diversas informações à disposição dos usuários.

Atualmente, são lidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), através do sistema, 210 milhões de placas de veículos/mês, sendo uma média de sete milhões/dia, agregando agora imagens de câmeras do município de Sobral e da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e do município de Sobral. Segundo o superintendente da Supesp, Helano Matos, esse é mais um passo significativo no trabalho de intercâmbio e de aproximação com instituições de inteligência e tecnologia voltadas à segurança pública, como é o caso da Interpol. “Graças ao investimento do Governo do Ceará e o respaldo da SSPDS, já somos referência internacional e nacional no quesito tecnologia e inovação aplicada à segurança pública, com redução permanente nos índices de criminalidade”, acentuou Helano.