Governo do Ceará já entregou 148 kits de brinquedocreches

22 de março de 2022 - 15:24 # # # #

Ascom SPS

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Infância, celebrado em 21 de março, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, nesta terça-feira (22), novos kits para implantação de brinquedocreches, em mais dez municípios do interior cearense. Composto por brinquedos, livros sonoros e inclusivos e jogos pedagógicos infantis, o material foi entregue a secretários de Assistência Social e representantes municipais.

As brinquedocreches integram o pilar “Tempo de Brincar”, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. Neste novo lote, foram beneficiadas as cidades de Potengi, Campos Sales, Baixio, Catarina, Trairi, Itaiçaba, Capistrano, Massapê, Redenção e Acopiara, totalizando 148 brinquedocreches entregues pelo Governo do Estado, nos últimos anos.

A titular da SPS, Socorro França, destaca o significado e importância das brinquedocreches para o desenvolvimento motor, cognitivo e psicológico infantil. “Brincar, ler, interagir com os coleguinhas e familiares são atividades essenciais às crianças. Ampliam a criatividade, elevam a autoestima e a afetividade entre elas, fortalece a convivência e promove a socialização e integração das famílias”, ressalta.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habilitação de Massapê, Tereza Cristina, falou da satisfação e dos benefícios da brinquedocreche para o município, ao receber o kit na tarde desta terça-feira. “A brinquedocreche é um equipamento essencial para o desenvolvimento infantil. É muito bem-vinda, pois atenderá mais de 300 crianças. Ampliará as oportunidades de recreação e aumentará a autoestima e o interesse das crianças pelos equipamentos públicos. Os massapeenses são muito gratos ao Governo do Estado e à SPS por mais esse equipamento”, agradece.

“A chegada da brinquedrocreche em Campos Sales fortalece as políticas públicas da Assistência Social, Educação e Saúde e intersetoriais à primeira infância. O sentimento é de gratidão por recebermos tão importante equipamento para nossas crianças, porque amplia convivências e fortalece vínculos familiares”, acrescenta o secretário Municipal de Assistência Social e Trabalho, Paulo Roberto de Souza. A nova unidade vai atender mais de 200 crianças, no território do CRAS Alto, em Campo Sales.

As briquedocreches são instaladas em CRAS, Centros de Educação Infantil (CEIs) e creches. Cada kit de brinquedocreche representa investimento de R$ 17,8 mil. São formadas por oito brinquedos de parquinho, com casinha, escorregador, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra, piscina de bolas, toca 3 em 1 e trave-gol com bola.

Os kits contam, também, com 40 livros, sendo dez sonoros e dez inclusivos em braile, Libras e ampliados; e 20 brochuras diversas. E inclui, ainda, dez jogos pedagógicos, com quebra-cabeça, peças para montar, soletrando, dominó, brinquedos com pinos e para memórias.