Inscrições para seleção de Agentes Sociais Mais Infância seguem até dia 27 de março

22 de março de 2022 - 14:09 # # # #

Ascom SPS

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), prorroga as inscrições para o edital de seleção para Agentes Sociais Mais Infância. Agora,os interessados podem se inscrever até o dia 27 de março. Os agentes fazem parte do Mais Infância Ceará, programa idealizado pela primeira-dama Onélia Santana.

A seleção oferta 30 vagas de bolsistas voltadas para municípios que ainda não contam com agentes sociais, e para formação de quadro reserva. No primeiro concurso, foram aprovados 184 agentes para apoio às prefeituras municipais em ações de busca ativa das famílias contempladas com o Cartão Mais Infância, identificando dificuldades e orientando para acesso às políticas públicas municipais e estaduais.

Conforme o edital, podem concorrer estudantes de pós-graduação em Instituição de Ensino Superior. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 27 de março, clicando aqui. [https://sistemas.sps.ce.gov.br/selecaoAgenteSocial/inscricao.xhtml] Há duas modalidades de bolsistas: uma para a carga horária de 30 horas semanais, no valor de R$ 1.800; e outra para 20 horas semanais, no valor de R$ 1.200.

Izabel Neves (32) é formada em Serviço Social e atua como Agente Mais Infância do município de Penaforte, desde setembro de 2021. Ela conta que o principal objetivo do programa é estreitar os laços, de forma que se possa ver o dia a dia das famílias beneficiárias. “Nós estamos no dia a dia, no cotidiano das famílias. Através das visitas domiciliares, a gente entra naquela realidade do usuário, vai a comunidades mais distantes e faz esse acompanhamento”, explica. “Dessa maneira é possível garantir que a família beneficiária do Mais Infância continue com acesso a esse programa e conhecer outras necessidades dessas famílias para, assim, viabilizar o acesso delas às demais políticas públicas que se fizerem necessárias”, completa.

Cronograma

O processo de seleção consta de duas etapas, ambas de caráter eliminatório. A primeira fase integra a inscrição e avaliação de currículos. Na segunda, são realizadas entrevistas com candidatos, de forma presencial ou remota, a partir de videochamada. Este processo é exclusivo para os aprovados na etapa inicial. A convocação à entrevista ocorrerá com até um dia de antecedência, por e-mail, whatsapp ou ligação telefônica.

A relação dos candidatos será divulgada, após análise dos documentos, no dia 28 de março. A divulgação preliminar da primeira etapa, no dia 5 de abril; e da segunda, em 16 de maio. Os resultados podem ser acompanhados pelo site.