Foi dada a largada para a recuperação da Fazenda Raposa

23 de março de 2022 - 17:43 # # #

Ascom Sema

“Agora vai!”. Com essas palavras, o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, encerrou, na manhã desta quarta-feira (23), o plantio simbólico de uma muda da espécie nativa Copernicia prunifera, a popular Carnaúba, na Unidade de Conservação (UC) estadual Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa. Participaram do ato o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; a diretora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sônia Maria Pinheiro de Oliveira; o diretor da FIEC, Edgard Gadelha; e o coordenador geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes.

O plantio fez parte da programação da Festa Anual das Árvores 2022, evento promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Sema, e também representou passo importante para a implantação do Projeto de Recuperação da Fazenda Raposa. A ARIE é propriedade do Centro de Ciências Agrárias da UFC desde 1969, quando foi doada à instituição pela SC Johnson, empresa familiar multinacional com sede nos EUA. A gestão da UC estadual é tripartite – por meio da Sema, UFC e Prefeitura de Maracanaú. Um acordo entre as partes parceiras foi celebrado e o projeto será executado pela Associação Caatinga.

De acordo com Bruno, a Fazenda Raposa, com 136 hectares de floresta com mata nativa e fauna, é um privilégio para o município de Maracanaú e para a Região Metropolitana de Fortaleza. “Temos uma integração destas instituições pelo bem da natureza, pela preservação da flora e da fauna, todas comprometidas em recuperar a área”, disse. Ele informou ainda que “será um espaço de educação ambiental, de convivência das comunidades, das pessoas e das famílias, com a natureza. Adiantou que a UC vai ter Plano de Manejo e que já tem Conselho Gestor.

“Muda plantada a várias mãos”

Para Daniel Fernandes, o momento é histórico para a Fazenda Raposa e o plantio da manhã de hoje é um ponto de partida. “Uma muda plantada a várias mãos, por instituições parceiras e que juntas têm o mesmo sonho de tornar o Ceará mais verde, é muito significativo”, declarou. “Vamos revitalizar, plantar mudas nativas da Caatinga, na perspectiva de que a floresta em pé, além de sequestrar carbono, produz água para a sociedade. Estamos muito satisfeitos com a parceria de todas estas instituições e também da Coca Cola Fundation, que está patrocinando o projeto de recuperação da ARIE”, completou.

Edgard Gadelha, da FIEC, acrescentou que agora sim, “foi dada a largada para a realização recuperação da Fazenda Raposa”. Segundo Gadelha, trata-se de “um resgate” de uma fazenda concebida originalmente para pesquisa científica da Carnaúba. “Hoje, temos aqui uma grande coleção, um carnaubal com mais de 80 anos, plantado pela Família Johnson, e é muito importante a gente resgatar essa cultura da Carnaúba, que é a árvore símbolo do nosso estado”, disse. A história da SC Johnson com o Brasil teve início em 1935, quando Herbert F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, veio ao Ceará, na então denominada Expedição Carnaúba, com o objetivo de conhecer a palmeira nativa do Nordeste brasileiro, produtora do pó cerífero.

Saiba mais

Desde 1969, a Fazenda Raposa é propriedade do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Foi doada pela SC Johnson, companhia familiar multinacional com sede nos Estados Unidos da América.

Saiba mais sobre a Expedição Carnaúba