Desenvolvimento infantil: evento virtual marca a abertura das atividades de 2022 do Padin

24 de março de 2022 - 14:09 # # # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto e Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu, nesta quinta-feira (24), webinar para apresentar as ações de 2022 do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O evento online contou com a participação da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI), Onélia Santana; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc, Márcio Brito; e da coordenadora de Educação e Promoção Social da Seduc, Aparecida Prado.

A partir deste momento, consideram-se iniciadas as atividades deste ano para o Programa, que se destaca pelo apoio ao desenvolvimento de crianças dos 48 municípios cearenses abarcados pela iniciativa. Meninos e meninas são acompanhados pelos Agentes do Desenvolvimento Infantil (ADI), que levam informações essenciais a pais, mães e cuidadores, a fim de fortalecer competências familiares para o bem-estar físico, emocional, social e cultural de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, com base nas relações de confiança e afeto.

Para a garantia dos objetivos, os profissionais envolvidos no Padin realizam, semanalmente, reuniões de planejamento com a equipe municipal; quinzenalmente, visitas domiciliares às famílias; e, mensalmente, encontros coletivos e familiares municipais. Além disso, a Seduc oferta formação continuada a supervisores e ADIs do Padin, de forma presencial, ao longo do ano, que totaliza 120h/a.

Para apoiar supervisores e ADIs nas tarefas cotidianas, a equipe da Secretaria elabora mensalmente cadernos de apoio, compostos de material de fundamentação teórica e, a partir deste ano, podcast direcionado às famílias.

Mais Infância Ceará

O Padin faz parte do pilar Tempo de Crescer, dentro do escopo do Programa Mais Infância Ceará. Onélia Santana aponta que o Programa atua na garantia dos direitos das crianças, mobilizando estado e municípios.

“Esse é um momento importante, de abertura de um ciclo de formação, que dará continuidade às ações efetivas do Padin. Sabemos que o programa de visita domiciliar tem grande impacto nas vidas das famílias, e isso é constatado cientificamente. O Padin é considerado por pesquisadores como uma pérola da educação, pois trabalha nos alicerces da formação humana. Fica difícil os pais poderem dar o melhor de si sem terem o conhecimento necessário”, ressalta a primeira-dama.

Eliana Estrela lembra que foi criada uma coordenadoria dentro da Seduc para olhar, especialmente, para a fase da primeira infância. “Nossos agentes são guerreiros, que estão no dia a dia indo até a casa de cada criança, acompanhando o seu desenvolvimento, buscando formas de melhorar. Continuar nesse trabalho é o mais importante, pois essa não é uma política apenas de período, algo pontual. Precisamos seguir focados nesse caminho”, frisa a secretária.

Márcio Brito observa que as visitas domiciliares do Padin não pararam durante a pandemia, o que foi fundamental para a assistência aos mais vulneráveis. “Os agentes inovaram e buscaram formas de interagir com as famílias, orientando pais e mães, olhando para as crianças e oferecendo o seu suporte. Isso fez a diferença na vida de milhares. Iniciamos, pelo sexto ano, as atividades do Padin, que vem se qualificando, avançando, melhorando sua atuação e chegando com mais força às famílias.O Ceará só é referência na Educação porque começa a olhá-la desde o nascimento da criança”, considera.