Governo do Ceará entrega o 81º Centro de Educação Infantil em Orós

24 de março de 2022 - 19:31 # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Ariel Gomes e George Braga - Fotos

O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (24), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Lira Rodrigues, no município de Orós. Esse é o 81º Centro entregue à população por meio do Programa Mais Infância Ceará.

A solenidade de inauguração teve a participação da primeira-dama do estado e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará (CPDI), Onélia Santana; e da secretária executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação (Seduc), Oderlânia Leite. Esse é o primeiro CEI do município, fruto de parceria com a atual gestão do Governo do Ceará. Ao todo, este é o 473º equipamento do Programa Mais Infância Ceará inaugurado.

O ambiente pode receber até 208 crianças de 0 a 5 anos. Cada Centro é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Para funcionar, o novo equipamento recebeu investimento de R$ 1,5 milhão, do Governo Estadual, por meio de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro do Estado, além de contrapartida municipal. Os recursos foram destinados à construção e aquisição de mobiliário.

Onélia Santana afirma que apostar no desenvolvimento das pessoas, especialmente das crianças, é essencial para a construção de um futuro com mais oportunidades para a população. “A partir do momento em que a criança tem um local especial de desenvolvimento, com alimentação saudável, um lugar arejado, com banheiros adaptados, espaços lúdicos e professores capacitados, os pais têm condições de trabalhar tranquilos, pois sabem que os filhos estão num lugar de crescimento saudável. Este é um presente que o Governo do Estado, junto com o município, entrega à população de Orós”, ressalta a primeira-dama.

Oderlânia Leite lembra que o novo espaço irá efetivar o direito das crianças de terem acesso a um lugar onde possam ser cuidadas e receber uma educação de qualidade. “É motivo de muita alegria participar desse momento. Inaugurar um CEI é um ato de esperança. Esperança de um futuro melhor para nossas crianças. Esse equipamento foi muito bem elaborado, sendo completo para as necessidades infantis, e desejamos que seja muito bem aproveitado”, frisa.

Reginalda Bezerra, professora do CEI José Lira Rodrigues, considera o novo ambiente escolar como a concretização de um sonho. “Como professora da Educação Infantil há 20 anos, vejo o encantamento das crianças com o local. Estamos realizando o nosso sonho como professoras, e elas também, como crianças. É um espaço que vai abrir horizontes”, salienta.

O prefeito de Orós, José Rubens Lima Verde, enaltece a conquista para o município. “O CEI certamente irá trazer melhorias significativas para a nossa educação. O prédio é de primeiro mundo, uma obra pública muito bela, um sonho que até pouco tempo parecia impossível de se realizar”.

Projeção

Um dos compromissos assumidos pelo Governo do Ceará é a melhoria da educação para meninos e meninas na Capital e no Interior. Por isso, a meta é ter, ao fim de 2022, todos os municípios cearenses com CEIs entregues ou em construção.

As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.