Junta Comercial conclui adesão dos 184 municípios cearenses à Rede Nacional para a Simplificação

24 de março de 2022 - 14:28 # # # #

Ascom Jucec

Com a conclusão do Projeto Ceará Integrar: “Simplificando o caminho para o empreendedorismo e o desenvolvimento”, todos os 184 municípios do Ceará passam a ter cadastro na Redesim, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

A partir da completa adesão, todo o Estado agora dispõe de serviços online para abertura e legalização de empresas, além da obtenção de licenças e alvarás necessários ao funcionamento do negócio.

Os municípios estão inscritos no Portal de Serviços, hospedado no site da Junta Comercial do Ceará (Jucec), onde os cidadãos podem registrar a constituição de novas empresas, entre outras atividades econômicas.

“Com esta integração, ganha a sociedade que não terá que se deslocar para obter seus registros e formalizar a sua empresa em cada secretaria municipal. Eles terão um processo totalmente digital, célere e seguro. O município terá uma maior controle da atividade desenvolvida no âmbito de seu território, inclusive impactando no aumento dos índices de formalização de empresas e, consequentemente, também da sua arrecadação”, explica o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues.

A Redesim foi criada em 2007 com a lei nacional que determina a simplificação no processo de registro mercantil.

No Ceará, a Junta Comercial (Jucec), em parceria com o Sebrae, é responsável pela mobilização e capacitação dos gestores municipais para integrar a RedeSim CE, cuja finalidade é fomentar a economia local e a arrecadação das cidades com a formalização de empresas.

Desde 2017, a Jucec realiza a articulação do Projeto Ceará Integrar junto aos municípios e desenvolve a tecnologia necessária para a implementação da Rede. “A Junta Comercial, sob nossa coordenação e com o apoio do Sebrae/CE, desenvolveu um grande projeto de sensibilização junto aos municípios, no intuito de concluir a integração com os 184 Municípios e dar maior agilidade, segurança e eficiência no processo de formalização em âmbito municipal, tudo dentro de nosso Portal de Serviços”, explica o vice-presidente.

A Rede consolida dados econômicos, como quantidade de empresas ativas em cada cidade, o número de empreendimentos iniciados e extintos.

“Temos uma série de informações que podem ser bastante úteis aos gestores municipais no desenvolvimento de suas políticas públicas com vistas ao desenvolvimento econômico local. Essas informações podem ser facilmente compartilhadas com os municípios e também com os órgãos estaduais para o desenvolvimento de projetos que busquem a melhoria do ambiente de negócios em nosso Estado”, afirma.